Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Em Garopaba, Secretário de Aquicultura e Pesca de SC critica cota para pesca de tainha

Durante reunião no gabinete da Prefeitura, Tiago Bolan Frigo classificou decisão como injusta e ambientalmente incoerente.
Foto: PMG/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

16 de abril de 2025

atualizado às 09:55

Na manhã desta terça-feira (15), o Secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, se reuniu com o vice-prefeito de Garopaba, Guto Chaves, e o secretário de Agricultura e Pesca do município, Fabiano Viveira Abreu, para discutir a recente decisão do Governo Federal sobre as cotas para a pesca artesanal de tainha.

LEIA TAMBÉM: Na mira do STF, justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio

Durante o encontro, Frigo criticou a medida que impõe limites exclusivamente aos pescadores artesanais de Santa Catarina, afirmando que a decisão desconsidera aspectos técnicos e prejudica aqueles que realizam a pesca de maneira sustentável. O objetivo da reunião foi alinhar estratégias entre o município e o Estado para contestar a decisão e defender os interesses da pesca artesanal local.

“Do ponto de vista ambiental, a decisão é nula, não faz sentido algum. Se a cota for apenas para os pescadores artesanais de Santa Catarina, o peixe vai passar e os pescadores do Paraná, do Rio de Janeiro e de São Paulo podem capturar”, afirmou o secretário.

Cotas de Pesca da Tainha para 2025

A Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26/2025 estabelece as seguintes cotas para a pesca de tainha (Mugil liza) nas regiões Sul e Sudeste do Brasil:

  • 600 toneladas para cerco/traineira nas regiões Sudeste e Sul, incluindo Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva (ZEE);
  • 970 toneladas para emalhe anilhado no Mar Territorial adjacente a Santa Catarina;
  • 1.100 toneladas para arrasto de praia no Mar Territorial adjacente a Santa Catarina;
  • 1.725 toneladas para emalhe costeiro de superfície nas regiões Sudeste e Sul, incluindo Mar Territorial e ZEE;
  • 2.300 toneladas para captura no estuário da Lagoa dos Patos, conforme definido na Instrução Normativa Conjunta MMA/Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República nº 3/2004.

Defesa dos pescadores locais

O vice-prefeito de Garopaba, Guto Chaves, reiterou o compromisso com os pescadores locais e enfatizou a importância da pesca artesanal para a cultura e a economia da região. "Iremos levar junto com o Governo de SC, a pauta adiante para o Governo Federal e aos órgãos ambientais, cobrando critérios técnicos e justiça na distribuição das cotas", disse Chaves.

VEJA TAMBÉM:

86c94081-dbe6-4e73-a41e-2b74d6c326cb
Cirurgia com o paciente acordado devolve esperança a jovem de Garopaba (SC)
54436763366_c698cf7f62_k-944x531
Tráfego na BR-101, no Morro dos Cavalos, será bloqueado na manhã desta terça (15)
WhatsApp Image 2025-03-31 at 15.03
Pastor Cláudio Duarte fará apresentação em Imbituba (SC) no dia 14
THUMB CORTES (11)
Inflação no Brasil chega a 5,48% em março
02-ESTUDO MORRO DOS CAVALOS
SC autoriza estudos para nova rota no Morro dos Cavalos
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E