Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Em meio à calamidade, Concurso Unificado é mantido no RS

Segundo o governo federal, medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do Estado.
Inicialmente, as provas ocorreriam em 5 de maio. | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Redação PIXTV (Site)

3 de maio de 2024

atualizado às 09:21

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como "Enem dos Concursos", em todo o país, no próximo domingo (5).

Com a decisão, o certame será realizado no Rio Grande do Sul, apesar do caos causado pelas fortes chuvas, que já deixaram pelo menos 32 mortos, 60 desaparecidos, centenas de ilhados e milhares de desabrigados. O governo disse que passou a monitorar a logística para a realização da prova no Estado.

Nas redes sociais, a realização do concurso foi questionada por candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul devido à situação de calamidade. Em entrevista a jornalistas esta semana, o governador do Estado, Eduardo Leite, chegou a propor um adiamento da aplicação das provas no Estado. A mesma solicitação foi feita por parlamentares gaúchos.

Em nota, além de confirmar a aplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do Estado.

"O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes", afirmou a pasta.

No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 80 mil candidatos inscritos, que farão provas em dez cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.

Segundo o MGI, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Forças Armadas vão atuar para garantir a normalidade na aplicação das provas para os candidatos, incluindo eventual desimpedimento das rotas de acesso. Mais cedo, o próprio governo federal informou que há 141 pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais que cortam o Estado. 

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Com informações da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

foto-fatura-casan
TJSC nega recurso da Prefeitura de Garopaba sobre rompimento com a Casan
WhatsApp Image 2024-12-03 at 15.20
Mercado de plataformas virtuais fideliza clientes em ISPs
WhatsApp Image 2024-12-03 at 12.08
Band, SBT e Record TV no streaming
5075487_5d071ed58c51ebf
Tsunami meteorológico atinge litoral Sul de Santa Catarina
WhatsApp Image 2024-12-03 at 11.05
As modalidades FAST em operação no Brasil
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E