Um estabelecimento industrial que processava produtos de origem animal e exportava para a China de forma clandestina foi alvo de uma ação conjunta envolvendo diferentes órgãos na quarta-feira (21) em Massaranduba, no Norte de Santa Catarina. Cerca de 4,5 toneladas de barbatanas de tubarão e bexigas natatórias de peixes foram apreendidas em um contêiner que estava no local.
A operação foi realizada pelo Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Jaraguá do Sul, Norte de Santa Catarina, Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Vigilância Sanitária de Massaranduba.
De acordo com a Polícia Civil, o processamento do alimento era feito sem higiene ou respeito às normas técnicas de segurança alimentar para este tipo de serviço. Além disso, os agentes verificaram que não havia qualquer documento com autorização de Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou Serviço de Inspeção Estadual (SIP) que permitisse a atividade e posterior exportação.
Ainda conforme a corporação, alguns dos alimentos eram manipulados por funcionários em uma sala de limpeza e outra parte, em uma espécie de estufa.
O material apreendido foi encaminhado ao aterro sanitário da cidade de Timbó, no Vale do Itajaí.