P U B L I C I D A D E

Empresas atingidas por enchente terão isenção de ICMS para compra de bens no RS

Medida vale para estabelecimentos de cidades em situação de calamidade e possibilita a recomposição do ativo imobilizado, como máquinas, equipamentos e veículos.

Redação PIXTV (Digital)

11 de outubro de 2023

atualizado às 14:04

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira (10), que empresas localizadas em cidades gaúchas em situação de calamidade pública devido às cheias registradas no início de setembro receberão benefício fiscal para a compra de bens.

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, autoriza a isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte (ICMS) nas vendas de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado, como máquinas, equipamentos e veículos, usados no processo produtivo ou na prestação de serviços. A isenção vale até 31 de março de 2024.

Segundo o governo, para ter acesso ao benefício, o empresário deve ter um laudo pericial fornecido pela Polícia Civil, Corpo de Bombeiros ou órgão da Defesa Civil com o registro de que a sua empresa foi atingida pela enxurrada e com uma descrição sobre a deterioração ou destruição. Os laudos deverão ser apresentados à Receita Estadual por meio de um protocolo eletrônico, que será disponibilizado no Portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte).

A isenção de ICMS vale tanto para as vendas dentro do Rio Grande do Sul quanto para o imposto relativo ao diferencial de alíquota para as vendas interestaduais. O Estado também fica autorizado a não exigir o estorno do crédito fiscal.

A lista dos municípios afetados pelos eventos climáticos ocorridos entre 2 e 6 de setembro que decretaram estado de calamidade pública pode ser conferida aqui.

VEJA TAMBÉM:

sirene-certa-57487-76341-76602-85210_916
Armado com machado, homem em surto invade bar e ameaça clientes em Garopaba (SC)
garopaba4
Operação Maestro: Polícia Civil conclui inquérito, e o prefeito de Garopaba (SC) está entre os indiciados
Capa Suita (42)
Caso Eduarda Pires: suspeito de cárcere e agressões contra jovem de Imbituba (SC) é preso no RS
homem-preso-1570828473443_v2_1920x1280
Homem com mandado de prisão em aberto por furto é detido ao sair do cartório de Garopaba (SC)
WhatsApp Image 2025-05-27 at 09.04
SC: solidariedade ajuda famílias a recomeçar após incêndio no bairro Encantada, em Garopaba
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E