As práticas para redução da emissão de Gases de Efeito Estufa no setor da agricultura serão discutidas no Simpósio Sul Brasileiro ABC+ Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O evento será realizado em 3 de maio, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
O Simpósio vai debater os planos estaduais ABC+, as metas 2030 de baixa emissão de carbono no sul do Brasil, experiências de sucesso com relação ao tema, enfrentamento às mudanças climáticas em decorrência à emissão de gases, além de explanações técnicas do setor.
A programação prevê palestras de renomados especialistas na área, workshops interativos e networking com lideranças da área. As inscrições podem ser feitas pelo site: sulbraabc.com.br.
Segundo o coordenador do Grupo de Gestão Estadual do Plano ABC+ SC, Humberto Bicca Neto, a ideia é planejar e apresentar ações de adoção de tecnologias de produção sustentáveis, que correspondam aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário no Sul do Brasil.
Confira a programação do evento:
Manhã
- 8h30 - Recepção e café
- 9h - Mesa redonda: Apresentação dos Planos e Resultados para a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Sul do Brasil (secretários de Estado)
- 10h20 - Painel GGEs do Sul do Brasil - Metas da Região SUL (Coordenadores)
- 11h - Abertura oficial
Tarde
- 13h30 - Apresentação de banners (resumo expandido)
- 14h - Experiências de sucesso para as tecnologias ABC+:
- Recuperação de pastagens degradadas
- ILPF - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
- SPDH+SPDG (Sistema Plantio Direto Hortaliças + Sistema Plantio Direto Grãos)
- Biometano - 16h40 - Sessão de perguntas e respostas
- 17h30 - Coquetel de encerramento