A Prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão voltou a operar por volta das 6h10 desta terça-feira (30). A captação de água foi suspensa preventivamente depois que um caminhão tombou na Serra Dona Francisca na manhã de segunda-feira (29) e espalhou ácido sulfônico no Rio Seco, um afluente do rio Cubatão, que abastece a maior parte do município.
Leia também: Joinville (SC) decreta emergência após vazamento de ácido sulfônico
De acordo com a administração municipal, ainda não é possível precisar quando o abastecimento será normalizado na cidade.
Durante toda a madrugada, técnicos da Companhia Águas de Joinville seguiram fazendo a análise das amostras de água coletadas a cada meia hora no local onde é feita a captação. Às 5h, o índice de contaminação da água do rio foi de 0,3 mg/L; às 5h30, foi de 0,29 mg/L; e às 6h foi de 0,33 mg/L. Considerando que o recomendado é abaixo de 0,5 mg/L e as três últimas amostras apresentaram este resultado, a ETA Cubatão foi religada.
Neste manhã, está sendo feito o processo de tratamento da água, que leva entre 1h30 e 2h. Após a conclusão do tratamento, a água passará por um novo teste laboratorial para atestar sua qualidade. Somente após o resultado deste teste ela começará a ser distribuída para abastecer os reservatórios