O Portobello Grupo, de Santa Catarina, inaugurará sua primeira fábrica de revestimentos cerâmicos fora do Brasil no dia 14 de outubro, nos Estados Unidos. Com um investimento de quase R$ 1 bilhão, a Portobello America já iniciou suas produções em Baxter, no Tennessee.
“A Portobello America é resultado do planejamento estratégico do Portobello Grupo, que enxergou uma oportunidade de expansão de share neste território, por meio da crescente demanda norte-americana por nossos produtos. Esse passo demonstra a solidez da empresa e sua capacidade de investir fora do Brasil”, ressalta Cesar Gomes Junior, presidente do Conselho Administrativo da empresa.
A nova unidade, com estimativa de faturamento anual de R$ 750 milhões, tem 90 mil metros quadrados (m²) e capacidade de produção anual de 3,6 milhões de m² de cerâmica.
“A Portobello America é uma empresa norte-americana de origem brasileira. Isso porque o mercado americano tem suas especificidades e nós fabricamos um produto de valor atribuído para essa região”, explica Luiz Felipe Brito, CEO da Portobello Americana.
Com três fornos em sua planta, a fábrica em solo americano ativará o segundo no final deste ano, e o terceiro em 2024, além do que já está em funcionamento. Os feitos nesta unidade são predominantemente nos tamanhos 30-60, e três meses de produção já estão vendidos.