Um homem foi preso na quarta-feira (17) em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, por tentativa de estelionato após tentar aplicar o "golpe do presente" contra uma mulher. A prisão em flagrante foi realizada pela Polícia Civil por meio da Delegacia de Comarca e da Central Regional de Plantão Policial (CRPP) da cidade. A ação foi coordenada pelo delegado Osnei Valdir de Oliveira.
A corporação explica que, neste novo tipo de crime, os estelionatários entram em contato com as vítimas oferecendo brindes ou presentes gratuitos pela comemoração do aniversário, afirmando que elas deveriam pagar apenas uma taxa de entrega. Durante a suposta entrega, os falsos entregadores solicitam o pagamento e alteram o valor para outro, muito superior, que é debitado da conta da vítima. Além disso, as maquininhas adulteradas são usadas para obtenção de dados para clonagem dos cartões.
O golpe, bastante disseminado em São Paulo, vem sendo aplicado com frequência em Santa Catarina nos últimos meses. O homem preso na tarde de quarta-feira é de São Paulo e disse aos policiais que veio do Estado paulista para realizar os crimes, junto com outros comparsas. Segundo a Polícia Civil, ele já tem passagem pelos crimes de roubo e estelionato nesta modalidade.
Modus operandi dos estelionatários
A corporação informou que os criminosos usavam motocicletas com placas adulteradas para os deslocamentos na cidade, além de uma caixa térmica semelhante à utilizada em serviços de entrega. Geralmente, dizem ser de uma floricultura, de uma loja de chocolates ou de perfumes para ludibriar as vítimas.
O homem foi autuado em flagrante pela prática dos crimes de estelionato na forma tentada e adulteração de sinal de identificador, sendo encaminhado para o sistema prisional.