P U B L I C I D A D E

Falsos fiscais são detidos após abordagem da PM na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Dupla usava carro caracterizado, colete de “fiscalização” e equipamentos para intimidar comerciantes e aplicar golpes.
Fotos: Divulgação/PMSC

Redação PIXTV (Site)

15 de outubro de 2025

atualizado às 08:58

A Polícia Militar de Santa Catarina prendeu, na tarde de terça-feira (14), dois homens suspeitos de se passarem por fiscais da defesa do consumidor para intimidar comerciantes e aplicar golpes na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

A abordagem foi realizada por guarnições da 3ª Companhia do 4º Batalhão da PM, após denúncias de que os ocupantes de um Jeep Compass com plotagem e giroflex — semelhante a uma viatura oficial — estariam realizando supostas fiscalizações no Sul da Ilha. Eles se apresentavam como integrantes de um órgão chamado INACON (Instituto Nacional de Apoio ao Consumidor).

Durante a ação policial, um dos suspeitos vestia colete com a inscrição “fiscalização”. No veículo e com os abordados, foram encontrados diversos itens que simulavam a função de agentes públicos: distintivos, carteiras funcionais, câmera corporal, spray de pimenta, computadores, celulares, tablet e até um equipamento de verificação de combustíveis.

Enquanto a ocorrência era atendida, uma mulher reconheceu um dos homens e relatou que um conhecido havia sido vítima de golpe com cartão bancário. A vítima foi localizada e confirmou que o suspeito esteve em sua casa se passando por funcionário de banco, recolheu o cartão e fez saques indevidos.

Na delegacia, comerciantes dos bairros Armação e Ribeirão da Ilha também compareceram e relataram que os mesmos indivíduos os abordaram de forma intimidatória. Segundo eles, a dupla alegava supostas irregularidades nos estabelecimentos e exigia a contratação de cursos para evitar multas ou sanções administrativas.

Os dois homens foram presos por usurpação de função pública. O veículo e todo o material utilizado no golpe foram apreendidos.

A Polícia Militar reforça que o único órgão oficial responsável pela fiscalização e proteção do consumidor em Santa Catarina é o PROCON. O suposto INACON não possui autorização legal para realizar esse tipo de atuação.

VEJA TAMBÉM:

invasao-casas-525x350
Cachorro protege família e impede crime em casa no bairro Campeche, em Florianópolis
0g0a3277
Bombeiros descartam explosão antes de desabamento em restaurante em São Paulo
modelo siteYT
Polícia investiga irregularidades em clínica de reabilitação na Praia do Rosa, em Imbituba (SC)
modelo siteYT (2)
Motorista diz que caminhão está vazio, PRF insiste em vistoria e acha contrabando milionário em SC
img_6731D927CD0B0D45F4353CD772529FC21B59
Comitiva de Garopaba (SC) avança em tratativas por obras e programas federais em Brasília
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E