Além de comer e beber, o que o ser humano faz todos os dias? Colocar uma roupa. Isso acontece até de forma inconsciente. Está impregnado na rotina. Mas dentro dos armários, geralmente, sobram algumas peças amontoadas. São aquelas que já perderam o sentido e você prefere não usar mais, mas que ainda podem ganhar um novo significado. Graças ao poder transformador da economia circular ao tornar a moda, sustentável.
Este foi o combustível para a Vitória Ruschel criar uma feira de brechós e consumo consciente, que ganhou o nome de Garimpa Garopaba."Roupa é uma necessidade básica e o sistema pede para gente consumir tendências a todo momento", pontua a idealizadora. "O brechó é uma brecha nisso. Ele é a autonomia das pessoas, que passam a ter mais poder de escolha. Por isso o Garimpa é um suspiro, uma contracultura necessária", completa.
Realizado a cada dois meses desde 2021, o Garimpa Garopaba ganhou espaço no coração das pessoas, sendo um lugar de encontro entre aqueles que buscam hábitos mais sustentáveis. "É uma feira de brechós, mas também de chimarrão no gramado, risada, comida boa, partilha de histórias e crianças correndo", afirma Vitória. É que a maioria das expositoras são mães empreendedoras, que encontraram na economia circular, uma forma de renda para a família.
Quem ficar curioso para conhecer mais sobre o Garimpa Garopaba tem a oportunidade neste sábado (9) de participar do movimento. A 12ª edição, e última deste ano, será realizada no Kumaras, localizado na Rodovia Abílio Manoel de Lima, a SC-434, km 08, no bairro Encantada. A entrada é gratuita. "Deixo aqui um convite de sustentabilidade. Que tal dar um presente para si e para quem ama com essência? ", convida Vitória.
Autenticidade
O Garimpa Garopaba também é uma experiência de autoconhecimento. Um momento para descobrir que o vestir embora pareça um ato simples, pode se tornar revolucionário, quando feito com consciência e personalidade. Usar uma roupa pode ter, por exemplo, um valor afetivo, se trouxer à memória de alguém querido. É ainda uma expressão do que é importante, a essência do que se sente, a autenticidade estampada do ser. É mensagem. Comunicação.
Fonte: Kamila Melo Mendonça