Neste fim de semana, Garopaba se torna a capital do hip hop em Santa Catarina com o Garopaba D’Improviso - Hip Hop Festival. Durante este sábado (25) e domingo (26), o município mergulha na cultura urbana com uma programação gratuita de oficinas, palestras, intervenções artísticas, shows e batalhas de rima e breaking, em categorias como infantil, infantojuvenil e de classificação livre. A expectativa é que o evento receba 800 pessoas entre espectadores e participantes, reunindo artistas e agentes culturais de diversas regiões catarinenses.
Criado há mais de uma década, o Garopaba D’Improviso nasceu como um encontro entre artistas e amantes do hip hop e hoje se firma como um festival que valoriza igualmente os cinco elementos dessa cultura: graffiti, rap (MC), DJ, breaking e conhecimento. “O hip hop vai além da música. É cor, é ritmo, é movimento. Nosso festival é um espaço de expressão e troca, que conecta gerações e coloca a arte urbana como um instrumento de transformação social”, destaca a presidente da Associação de Dança de Garopaba (ADAG), Gabriella Frasson.
Entre beats, performances e batalhas, o festival ocupará diferentes espaços da cidade, como a Praça Governador Ivo Silveira, a Associação de Dança de Garopaba (ADAG) e escolas da rede pública municipal e estadual. O Garopaba D’Improviso - Hip Hop Festival é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.
Elas rimam, dançam e transformam: o protagonismo feminino no hip hop de Garopaba
Em Garopaba, a cena hip hop tem um traço singular: o protagonismo feminino. Diferente de grande parte do cenário estadual e nacional — ainda marcado por desigualdades e pela predominância masculina —, o movimento garopabense conta com a presença e liderança de mulheres em diversas expressões artísticas.
A palestra e debate “O Espaço da Mulher na Cultura Hip Hop” nasce desse contexto e propõe compartilhar a trajetória que fez de Garopaba uma referência em representatividade. O encontro pretende reunir artistas e pesquisadoras para debater desafios, redes de apoio e caminhos de fortalecimento das mulheres na cena hip hop em Santa Catarina e no Brasil.

Oficinas, batalhas e shows gratuitos
A programação começa no sábado (26), às 8h30, com o credenciamento e as oficinas de graffiti, DJ e breaking. À tarde, o público poderá acompanhar o Live Painting com o artista visual Wagner Wagz, além das batalhas de breaking infantil e infantojuvenil e da batalha de MC de conhecimento, que promete encerrar o primeiro dia com muitas rimas e sabedoria, na Praça Central.
No domingo (27), o festival segue com oficinas de MC e breaking, a palestra sobre o protagonismo feminino, novas batalhas e apresentações de dança. O encerramento ficará por conta dos shows de rap de MC Canino e Marcílio Chubazada Crew, com a discotecagem dos DJs Glazer e NG.
Inscrições
Todas as atividades são gratuitas, mas as vagas para oficinas, batalhas e palestras são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, presencialmente durante o evento ou por meio dos formulários disponíveis nas redes sociais: @garopabadimproviso, @ciaatitude e @garopabaatitude_crew.
Serviço
O que: Garopaba D’Improviso - Hip Hop Festival
Quando: 26 e 27 de outubro
Onde: Praça Governador Ivo Silveira (Centro), Associação de Dança de Garopaba – ADAG (Bairro Pinguirito), Escola José Rodrigues Lopes e Escola Municipal Pinguirito
Entrada e inscrições: gratuitas
Programação completa
25 de outubro (sábado)
8h30 - Credenciamento dos participantes e inscrição para as batalhas
9h - Oficina de técnicas de pintura em tecido jeans no estilo graffiti (arte urbana)
10h - Oficina de DJ
12h - Oficina de breaking – Diálogo Mental na Dança
14h - Inscrição e credenciamento para as batalhas
14h30 - Live Painting - graffiti
15h - Abertura – Cypher de dança
15h30 - Batalhas de breaking infantil e infantojuvenil
17h30 - Batalha de MC – Conhecimento
19h - Encerramento
26 de outubro (domingo)
9h - Credenciamento dos participantes e inscrição para as batalhas
10h - Oficina de MC
10h - Oficina de breaking para crianças
11h - Oficina de breaking – Competição, Cypher e coreografia
13h - Palestra e debate: “O Espaço da Mulher na Cultura Hip Hop”
14h - Inscrição e credenciamento para as batalhas
14h30 - Live Painting - graffiti
15h - Batalha de breaking
16h - Mostra de dança
16h30 - Semifinais e final da batalha de breaking
17h - DJ Glazer
17h30 - DJ NG
18h - Show de rap com Canino
18h30 - Show de rap com Marcílio Chubazada Crew
19h - Encerramento e desmontagem da estrutura