No início deste mês, um filhote de baleia-franca foi encontrado morto na Praia da Vila, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. O animal, de 5,7 metros de comprimento, estava encalhado na faixa de areia em estado avançado de decomposição.
Leia também: Procurado pela Interpol, foragido é preso em cidade de SC
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) esteve no local para orientar, junto ao Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICM Bio, os procedimentos de coleta de amostras e sepultamento da carcaça do animal. As barbatanas serão posteriormente doadas para fazer parte do acervo do Museu da Baleia de Imbituba.
Segunda a prefeitura, este foi o segundo registo de encalhe de baleia-franca nesta temporada. A causa da morte será investigada pela equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), responsável pelo trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), do qual a praia da Vila faz parte.
A prefeitura alerta que, em caso de encalhes de animais mortos, é indispensável informar aos órgãos competentes o local e outras informações possíveis, sempre úteis para os responsáveis. Além disso, não é recomendado se aproximar do animal, sob o risco de contaminação biológica.
Com informações da Prefeitura de Imbituba.