A noite desta quarta-feira (13) concentrou uma multidão no Largo da Catedral Metropolitana para dar boas-vindas às festividades natalinas que seguem até o final de dezembro em Florianópolis.
O público começou a chegar no final da tarde e logo tomaram conta de todo o Largo da catedral e suas imediações. Foi uma noite de celebração para manter as tradições ainda mais fortes no coração e nas lembranças da população.
Para dar boas-vindas ao público, o presidente da CDL (Câmara de Diretores Lojistas) de Florianópolis, Júlio Geremias, falou sobre a tradição da entidade em apoiar a programação natalina e o compromisso com a valorização do comércio, dos serviços e da comunidade local. Geremias destacou ainda a importância de celebrar junto aos moradores e visitantes o espírito de união e esperança que essa época representa.
Em seguida, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, representando o Governador Jorginho Mello, falou sobre a importância dos investimentos na cultura catarinense. Ela destacou o PIC ( Programa de Incentivo à Cultura), do Governo do Estado, como modelo de fomento cultural e os projetos que valorizam as tradições, como o Natal, que segundo ela se encaixa dentro do programa pelo seu grande alcance junto à população.
Logo em seguida, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, subiu ao palco para receber uma das primeiras grandes atrações da noite, o esperado Papai Noel, para alegria geral das crianças. O prefeito entregou a chave da cidade ao bom velhinho e, juntos, os dois fizeram o acendimento das luzes da decoração natalina da cidade, momento em que em tudo se encheu ainda mais de brilho e beleza. No mesmo momento era aberta a visitação ao Presépio da Praça XV de Novembro, todo feito em barro e cerâmica, com luz cênica e homenageando dois grandes nomes da cultura local, Franklin Cascaes e Peninha. A obra foi concebida pelo artista Jone Araújo e equipe e faz uma conexão entre a história do nascimento de Jesus com as tradições açorianas.
"Iniciamos hoje uma linda festa de Natal e agora, até 25 de dezembro, a chave da cidade está com o Papai Noel. Atividades culturais como essas que vamos ter durante novembro e todo o mês de dezembro são para toda a família aproveitar", enfatizou o prefeito Topázio Neto na noite de ontem.
Feita a abertura oficial, a Camerata Florianópolis apresentou o espetáculo criado especialmente para o Natal deste ano. O concerto com arranjos de Alberto Heller e regência do maestro Jeferson Della Rocca, trouxe ao palco uma grande orquestra e nove cantores e cantoras: Fernando de Carli, Dudu Fileti, Nick Scalzo, Gui Botelho,Bia Barros, Manoela Balan, Claudia Bossle, Joana Castanheira e Carla Domingues. No total o repertório teve 27 músicas, canções tradicionais de Natal em todo mundo, tornando a noite ainda mais mágica com o público cantando e se emocionando o tempo todo.
O projeto da abertura do Natal Fantasia foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. Tem como incentivadores as empresas Koerich e Brasil Atacadista, com apoio da CDL e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Magia pela cidade
Após a abertura das festividades natalinas na região central, o clima do Natal vai tomar conta de toda a cidade. Uma programação repleta de atrações, com apresentações musicais e personagens temáticos, deve encantar diferentes públicos. O destaque fica para o Desfile de Natal, na Beira-Mar Norte, e as atividades gratuitas em mais de 20 bairros, que acontecem por meio do já consagrado Natal nos Bairros.
Para sentir a magia de perto, a cidade ganhou também uma ampla decoração. A visita pode começar pela Praça XV de Novembro. Na área central, o espaço tem uma grande árvore de Natal e uma torre rodeada por um cenário nevado, com bonecos de neve e demais personagens comuns à época. Outros três espaços devem encantar os visitantes: a Vila Açoriana, com casas em estilo típico e iluminação temática, espalhadas por entre as árvores da praça; o espaço praiano manezinho, onde a decoração traz as cores do Natal sem deixar de lado traços da cultura da Ilha, com figuras de duendes empurrando carrinhos de praia, ondas do mar, entre outros; além do tradicional presépio da Capital, inspirado na obra de Franklin Cascaes, dessa fez confeccionado em barro, com adereços utilizando renda, conchas e outros itens naturais. O presépio é patrimônio imaterial do município e tem 50 anos de história.
No Largo da Alfândega, fica a tradicional Casa do Papai Noel. Nos arredores, estão os parquinhos infantis, com carrossel; a floresta de natal e um ambiente instagramável para guardar na memória o Natal de Florianópolis. Mais adiante, no Parque da Luz, Cabeceira e Mirante da Ponte Hercílio Luz, anjos cantantes, renas, árvores e arcos iluminados compõem o cenário. No Parque de Coqueiros e na Beira-Mar Norte, foram construídos dois cenários nevados, para encantar os olhos e trazer diversão aos pequenos, com uma decoração Candy e um Globo, respectivamente.
Programação completa:
28 de novembro | 20h
Coral natalino
Museu Cruz e Sousa
03 a 23 de dezembro
Natal nos Bairros
05 de dezembro | 20h
Coral natalino
Museu Cruz e Sousa
14 de dezembro | 20h
Desfile de Natal
Av. Beira-mar Norte
15 de dezembro | 20h
Chegada e Cortejo do Papai Noel
Av. Beira-mar Continental
19 de dezembro | 20h
Auto de Natal
Largo da Catedral Metropolitana
22 de dezembro | 18h
Concerto da Camerata Florianópolis
Trapiche da Av. Beira-mar Norte