A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde de segunda-feira (17), o Projeto de Lei 057/2025, que autoriza a Prefeitura a contratar uma operação de crédito de até R$ 447,7 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O recurso será destinado ao programa de renovação de frota inscrito no Novo PAC Seleções, do governo federal.
Com o financiamento, o município poderá adquirir 100 ônibus elétricos, de diferentes modelos, por meio da linha de crédito BNDES/Finame. O investimento inclui também a implantação de estações de recarga de alta capacidade, necessárias para a operação da nova frota.
Segundo o prefeito Sebastião Melo, a medida representa um passo importante para modernizar o transporte público da capital. “Esses veículos, além de garantirem mais conforto aos passageiros, estão totalmente alinhados à necessidade de cidades menos poluentes e mais sustentáveis. A ampliação vai proporcionar mais atratividade ao transporte coletivo e economia a longo prazo, já que a operação é mais barata que a de veículos a diesel”, afirmou.
A Prefeitura será responsável pelo financiamento, cujo pagamento seguirá o modelo de subvenção econômica usado para a aquisição de ônibus elétricos. O objetivo é retirar do cálculo da tarifa o custo de depreciação dos veículos, o que, segundo o município, deve beneficiar diretamente os usuários do transporte público.
Fonte: PMPA






