Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Garopaba (SC) dá mais um passo importante no programa “Cidade Inteligente”

14 usinas fotovoltaicas, rede própria de fibra óptica, Wi-Fi em pontos turísticos, câmeras inteligentes e Centro de Controle Operacional são alguns dos projetos que já podem ser executados.
Prefeitura assina Ordem de Serviço da segunda etapa do programa Garopaba + Inteligente. Foto: Thiago Pereira/PIXTV

Thiago Pereira

28 de fevereiro de 2025

atualizado às 12:03

Garopaba, na Grande Florianópolis, deu mais um passo importante no programa "Cidade Inteligente". Na manhã desta sexta-feira (28) foi assinada a ordem de serviço da Parceria Público Privada (PPP) com a concessionária QLuz, para a segunda fase do programa que consiste na execução dos projetos em telecomunicações e energia renovável.

A empresa do grupo Quantum Engenharia, que já executa a primeira fase do programa na iluminação pública, será responsável pela implantação de 14 unsinas fotovoltáicas, e pela modernização do sistema de videomonitoramento.

Roberto Bento, diretor Executivo de Tecnologia da Informação da Prefeitura, detalhou parte do projeto que integra ainda a implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) que reuniá toda tecnologia do programa Garopaba + Inteligente, como a central de videomonotiramento, controle de consumo de energia dos prédios públicos, produção de energia das usinas, além da possibilidade de abrigar futuras implementações digitais que o município possa aderir, como reconhecimento facial, por exemplo.

"Faremos a instalação de 180 novas câmeras mais modernas em 66 pontos da cidade. Algumas delas já estarão prontas para reconhecimento facial".

Uma rede de fibra óptica própria será instalada para atender, com internet de alta velocidade, cerca de 60 prédios da gestão municipal, incluindos escolas, creches e unidades básicas de saúde. Nove pontos turísticos da Capital Catarinense do Surf contarão com rede Wi-fi grátis.

A QLux já está trabalhando na troca do parque de iluminação, trocando as lâmpadas de Led existentes por luminárias mais modernas, que garantem, segundo a empresa, uma iluminação mais ampla e eficaz. 1.400 pontos contarão com monitoramento de consumo e técnica, permitindo inclusive que o CCO identifique lâmpadas queimadas ou outros problemas.

"Já trocamos cerca de duas mil luminárias. Agora estamos focando na Rodovia Abílio Manoel de Lima (SC-434), que está recebendo uma iluminação mais eficiente com a troca total dos kits", explica Luan Vieira, gerente da QLuz que também já realizou a manutenção de 500 pontos em três meses de operação.

Entusiasmado, o prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu bento (PP), comemora o bom momento, realizando a segunda parte do programa que é inédito em Santa Catarina. "Enquanto alguns municípios estão em fase de projeto, em Garopaba nós já estamos na execução. Aqui, projetos inteligentes já são realidade. É mais economia, modernidade, energia limpa. É uma Garopaba mais sustentável".

Por mês, a Prefeitura de Garopaba gasta mais de R$ 50.000,00 em energia elétria e o objetivo, com a implantação da energia fotovoltáica, é uma redução de mais de 50% no consumo dos prédios públicos. A concessionária trabalha nas fases finais dos projetos que irão contemplar os principais prédios, além da compensação em todas as unidades consumidoras vinculadas ao município.

O CCO será instalado em um espaço que será reformado pela concessionária, junto à Secretaria de Turismo, anexo ao Ginásio de Esportes. A PPP terá vigência de 25 anos, com investimento de R$ 116 milhões.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (1)
Vídeo: afogamento é registrado na Praia Central de Garopaba (SC)
WhatsApp Image 2025-02-26 at 14.02
Bombeiros detalham resgate de vítima de afogamento em Garopaba (SC)
modelo siteYT
Operação conjunta mira organização criminosa em Imbituba (SC)
modelo siteYT (1)
Justiça deu o veredito sobre prisão de quem usa IPTV
WhatsApp Image 2025-02-28 at 09.41
Traficante suspeito de aliciar adolescentes para venda de drogas é preso em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E