A Prefeitura de Garopaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, firmou convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para executar o projeto de extensão “Inclusão produtiva com segurança sanitária da farinha de mandioca artesanal de Garopaba”. A parceria, iniciada em dezembro de 2024, tem vigência até março de 2026 e será conduzida pelo Laboratório de Estudos Rurais (LERU), sob supervisão do professor Dr. Cristiano Desconsi.
Leia também: Homem agride esposa após misturar remédio com álcool no Sul de SC
O projeto busca mapear riscos sanitários nos engenhos artesanais, proposição de soluções e embasar normas que garantam a segurança da farinha sem comprometer sua identidade cultural. A iniciativa surgiu a partir de um levantamento realizado desde 2022 pelas Secretarias de Turismo, Esporte e
Desenvolvimento, Agricultura e Pesca e Planejamento Territorial, que identificou 63 engenhos artesanais no município. As principais demandas apontadas foram dificuldades de acesso à terra para plantio e inserção no mercado formal.
Entre as ações previstas estão o acompanhamento de custos e precificação, oficinas de Boas Práticas de Fabricação e análises físico-químicas e microbiológicas da farinha. Interessados em participar podem procurar a Secretaria de Agricultura e Pesca presencialmente ou pelo telefone/WhatsApp (48) 3254-8179.
Fonte: PMG
VEJA TAMBÉM:
- Duas adolescentes e menino de 11 anos são atropelados por caminhões em São José e Garopaba (SC)
- Dia Internacional do Yoga: Centro de Yoga Montanha Encantada promove evento gratuito em Garopaba (SC)
- Homem é resgatado após se ferir ao cair em trilha na Praia do Ouvidor, em Garopaba (SC)
- Condenado por estupro de vulnerável com 20 anos de pena a cumprir é capturado em Garopaba (SC)
- Prefeito de Garopaba (SC) consegue na justiça o direito de voltar ao cargo
- Litoral Sul de SC: garopabense de 72 anos morre afogado na Praia do Ouvidor






