Com a combinação de altas temperaturas e chuvas ocasionais, condição que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Garopaba (SC), através da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância da vacinação contra a dengue.
Leia também: Motocicleta roubada é encontrada em lagoa de Capivari de Baixo (SC)
A vacina está disponível gratuitamente em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, nos bairros Encantada e Campo D’Una, além do Centro de Imunizações. A faixa etária do público-alvo foi ampliada e agora contempla jovens de até 16 anos, seguindo deliberação do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
A vacinação ocorre em duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses entre elas. A proteção contra a dengue só é garantida após a aplicação do esquema completo de imunização.
Medidas de prevenção
Além da vacina, a Vigilância Epidemiológica alerta para a importância de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre as principais recomendações estão:
- Eliminar água parada em pneus, latas, garrafas vazias, vasos de plantas, galões de água e piscinas sem manutenção;
- Manter a caixa d’água sempre fechada e limpa regularmente;
- Verificar e limpar as calhas, removendo folhas e galhos que possam obstruir o escoamento da água;
- Armazenar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras fechadas;
- Eliminar entulhos no quintal;
- Trocar frequentemente a água dos potes de animais de estimação;
- Tampar ralos;
- Utilizar repelentes para evitar picadas de mosquitos.
Fonte: PMG