Na última terça-feira (29), o prefeito de Garopaba (SC), Junior Abreu, recebeu o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Victor Mabília e o Secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, Sérgio Lima, para a apresentação do Plano Municipal de Turismo (PMT) da cidade. O encontrou visou alinhar estratégias para a promoção e desenvolvimento do turismo na cidade. “A proposta do PMT destaca a importância de um turismo sustentável e responsável, que busca integrar os setores público, privado e a população local”, afirma Lima.
Leia também: Morre em Florianópolis, aos 84 anos, o pianista Arthur Moreira Lima
Além disso, os desafios estratégicos foram um dos pontos centrais da discussão. Em curto prazo, o foco será na realização de um inventário turístico, o fortalecimento das práticas de educação ambiental, a redução da poluição visual e a criação de indicadores turísticos. A médio prazo, as iniciativas incluem o reforço da identidade cultural de Garopaba e a implementação de saneamento básico. Já no longo prazo, há o objetivo de ampliar a oferta de equipamentos culturais e turísticos, para o município se manter competitivo e atrativo para visitantes.
A apresentação também abordou as diretrizes estratégicas que guiarão a execução do PMT, sendo elas: 1) Governança Turística; 2) Desenvolvimento Sustentável; 3) Produtos e Serviços Turísticos; 4) Infraestrutura de Apoio; 5) Promoção do Destino Turístico; e 6) Valorização da Identidade Tradicional. Foram apresentados ainda os pontos fortes e fracos do turismo em Garopaba. "O PMT foi elaborado com base em metodologias, que incluem um alinhamento estratégico e uma análise abrangente dos cenários, que reforça a necessidade de um planejamento eficaz", explica o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Victor Mabília.
Agora, a próxima etapa envolve alguns encaminhamentos, incluindo a definição de um Comitê Gestor e a apresentação do PMT à Câmara de Vereadores e a outras entidades do COMTUR. "O objetivo é garantir que todos os atores sociais tenham voz no processo de implementação do plano, promovendo um turismo que respeite a natureza e valorize a cultura local. Nossa busca é que até 2030 Garopaba se posicione como um destino que não apenas atrai turistas, mas também cuida do seu patrimônio natural e cultural”, finaliza o prefeito.
Fonte: Assessoria/PMG