A Prefeitura de Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, decretou estado de emergência, após quase 10 dias de ressaca que atingiram a região. Entre as ações autorizadas pelo decreto está a abertura do canal da Barra, localizado entre as praias da Ferrugem e Barra, medida considerada essencial para prevenir alagamentos nos bairros próximos à lagoa.
Segundo Guilherme Lima, diretor da Defesa Civil de Garopaba, ondas de 3,5 a 4,5 metros de altura provocaram intensa erosão costeira, atingindo residências e construções pesqueiras na Praia do Centro, por exemplo. "Todas as contenções da Barrinha foram destruídas e, principalmente, a maré aterrou todo o canal da Barra da Ferrugem. Junto disso, a Barra fechou, obviamente, e ficou muito alta, o que impossibilitaria que ela se abrisse naturalmente no decorrer das chuvas que fossem acontecendo", afirmou.

Conforme Lima, o cenário já era crítico mesmo em período sem chuva, como ocorreu na semana passada. "Garopaba já estava toda cheia d'água. Os bairros de Palhocinha, Encantada e Ressacada, quando a gente passava, já podíamos ver que os terrenos estavam totalmente cobertos. Aí, a Defesa Civil decretou o estado de emergência na área costeira de Garopaba e formou toda essa operação para conseguir abrir a Barra do Capão, para escoar toda essa água e manter a segurança, em caso de chuvas, das residências dos bairros que eu citei acima", disse sobre as medidas adotadas.
Ainda conforme o profissional, está sendo espalhada areia nas praias da Barra e da Ferrugem para tentar recuperar parte dos danos causados. A administração municipal reforça que a situação será monitorada de perto e orienta moradores e visitantes a seguirem as recomendações da Defesa Civil.