A Prefeitura de Garopaba (SC), por meio da Diretoria de Cultura, promove a 1ª Mostra Cultural de Matriz Africana, uma programação que valoriza e celebra a cultura negra durante o mês de novembro, dedicado à Consciência Negra. O objetivo do evento é dar visibilidade às tradições do povo africano, com uma programação de atividades culturais que vão até o dia 24 deste mês. A Casa de Cultura será o palco das apresentações, exibições e conversas que refletem sobre a importância da representatividade e da liberdade religiosa em Garopaba e no Brasil.
Na sexta-feira (15), a mostra traz um momento especial com a exibição do documentário Plantadeira, em homenagem à Dona Adelaide (in memoriam) e um cortejo pela liberdade religiosa, seguido de uma sessão de Umbanda na Praia Central. Já no dia 21, a programação conta com um sarau e roda de conversa sobre o papel fundamental da representatividade africana na cidade e no país. A mostra ainda conta com três exposições simultâneas abertas à visitação até o final do mês, com obras de artistas como Heloisa Medeiros, Lira Floré e Mãe Janaína.
A Casa de Cultura está localizada na Rua Manoel de Araújo, nº200, Centro Histórico. Para a Diretora de Cultura, Camila Rozette, a 1ª Mostra Cultural de Matriz Africana é uma oportunidade para refletir sobre as lutas e conquistas do povo negro, além de promover o conhecimento e a valorização das raízes africanas presentes em nossa sociedade. “Nossa ideia é celebrar, mas, sobretudo, conscientizar a população sobre a importância da preservação dessas tradições e da luta pela igualdade”, destaca.
Fonte: Assessoria/PMG