A Secretaria de Saúde de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, confirmou a circulação dos vírus influenza A e B no município. Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Eduarda Pacheco, até o momento foram registrados 43 casos de influenza A e cinco de influenza B, com maior concentração entre os meses de abril e maio.
Para conter a disseminação da doença, o município tem intensificado a campanha de vacinação contra a gripe. A ação teve início em 7 de abril e contou com um “Dia D” de mobilização no dia 10, quando Garopaba abriu o maior número de salas de vacina simultaneamente no município. Desde então, ações têm sido promovidas inclusive aos fins de semana, como vacinação na praça central no último domingo.
“Precisamos que a população procure as unidades de saúde e o Centro de Imunização no bairro Ferraz. A vacinação estimula uma resposta imunológica específica e ajuda a preparar o organismo para combater as infecções respiratórias”, explicou Eduarda.
A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, não sendo mais restrita apenas aos grupos prioritários. A gerente pede que quem ainda não se vacinou procure o posto de saúde mais próximo.
VACINAÇÃO
🗓️ segunda a sexta-feira
⏰ horários
- UBS Campo D’una: 8h às 12h / 13h às 17h – com horário estendido toda quarta-feira até 19h
- Centro de Imunização: 8h às 12h / 13h às 18h
- UBS Encantada: 8h às 12h / 13h às 17h