De acordo com um relatório do Itaú Unibanco divulgado em agosto, os catarinenses aumentaram em 32% seus gastos com viagens internacionais no mês de julho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Estados Unidos (21%), Países Baixos (10%) e Argentina (8%) são os países onde os turistas de Santa Catarina mais gastaram.
Leia também: Operação na BR-101 Sul altera trânsito da Grande Florianópolis; veja os trechos
Em média, o valor gasto pelos catarinenses nas transações relacionadas a turismo internacional em julho foi de R$ 1.662,83, quase o dobro do registrado nas nacionais, de R$ 933,39.
Os Estados Unidos se destacaram como o destino onde os catarinenses mais fizeram compras relacionadas ao turismo, com 21% do total das transações. Essa preferência é seguida por Países Baixos (10%), Argentina (8%), Espanha (6%), Chile (6%), Irlanda (5%), Reino Unido (5%), Uruguai (5%), Itália (5%) e França (3%).
No caso dos Países Baixos, o destino aparece em destaque por ser a sede de um serviço internacional de reservas de hospedagens bastante utilizado pelos viajantes, o Booking.com.
Entre os setores nos quais os catarinenses mais fizeram compras fora do país, as agências de turismo lideram com um aumento de 97% no período, seguidas por duty frees em aeroportos (alta de 34%), companhias aéreas (23%) e hotéis (20%).
De acordo com o diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco, Moisés Nascimento, o primeiro verão no hemisfério norte sem restrições de viagens teve impacto na escolha das férias de julho.
"Embora as viagens dentro do Brasil ainda dominem e sejam mais acessíveis, representando 92% das transações relacionadas ao turismo, os dados sugerem um interesse crescente dos catarinenses em viagens para destinos internacionais variados", destaca.
Sobre a pesquisa
Os dados fazem parte do estudo Análise do Comportamento de Consumo, relatório que traz um panorama dos gastos dos brasileiros. A análise foi feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco.
Fonte: NSC