P U B L I C I D A D E

Governador do Paraná vai aos EUA receber prêmio internacional por políticas públicas para idosos

Ratinho Junior receberá certificado de membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Redação PIXTV (Site)

22 de agosto de 2025

atualizado às 10:53

O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai a Washington, capital dos Estados Unidos, na próxima segunda-feira (25) para receber o certificado de membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, no escritório central da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Em maio, o Paraná foi o primeiro estado da América do Sul a ser reconhecido pela OMS como Estado Amigo da Pessoa Idosa, o que garantiu a filiação à rede global. 

Essa etapa insere o Paraná em um seleto grupo internacional que compartilha experiências, inovações e soluções para tornar os ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e acessíveis para todas as idades. Até então poucos estados e províncias de México, Japão, Austrália e Canadá, além de algumas cidades, tinham esse reconhecimento. A articulação é da Secretaria da Mulher, Pessoa Idosa e Igualdade Racial. A secretária Leandre Dal Ponte vai acompanhar a cerimônia.

Entre as iniciativas que contribuíram para o reconhecimento internacional estão o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, parcerias com o BID para qualificação de cuidadores e fortalecimento da rede de proteção, capacitação de profissionais, construção de moradias adaptadas e ações voltadas à autonomia, mobilidade e qualidade de vida dos idosos, como a gratuidade do transporte intermunicipal. O Paraná lidera o ranking nacional de municípios reconhecidos pela OMS: das 51 cidades brasileiras certificadas, 38 são paranaenses, representando 76% do total.

O Governo do Paraná lançou recentemente uma nova política habitacional nessa área. O Casa Fácil Paraná Terceira Idade vai custear até R$ 80 mil no valor de entrada de imóveis para idosos acima de 60 anos com renda de até quatro salários-mínimos. Com a ajuda, os interessados conseguem reduzir o prazo total de pagamento das prestações, que é a principal barreira enfrentada por pessoas com mais de 60 anos nos processos de financiamento.

Além disso, o Paraná tem a maior rede de programas para idosos do Brasil. Até 2027, o Paraná deve viver uma transformação demográfica histórica. Pela primeira vez, o Estado terá mais pessoas com mais de 60 anos do que jovens com menos de 15 anos, de acordo com as projeções do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). 

Rede global

A Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos tornou-se uma ferramenta da OPAS para impulsionar transformações sociais. Desde a sua criação no início dos anos 2000, diversas comunidades em todo o mundo aderiram à Rede, mais da metade delas nas Américas. Grandes países, como os Estados Unidos e o Brasil, lideraram esse crescimento, demonstrando que a abordagem amiga dos idosos pode ser adaptada a diversos contextos institucionais com estruturas territoriais complexas e desafios populacionais significativos.

Outras agendas

Ainda em Washington, o governador Ratinho Junior vai se encontrar com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Citigroup, instituição financeira classificada entre as maiores dos Estados Unidos.

Fonte: AEN PR

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Operação conjunta prende padrasto e enteado por estupro de vulnerável em Garopaba (SC)
xr:d:DAFtCte3NTk:72,j:162531860342395611,t:23090813
Rádio Jovem Pan News FM migra para frequência das Comunitárias na Grande Florianópolis
image_870x_66eb1bf0d72bf
Homem é atacado com golpes de barra de ferro dentro de casa durante roubo em Imbituba (SC)
WhatsApp Image 2025-08-31 at 20.27
Mais de 200 kg de cocaína são encontrados em navio no Porto de Imbituba (SC); VÍDEO
modelo siteYT
Estabelecimento comercial é alvo de disparos em Garopaba (SC); ninguém ficou ferido
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E