P U B L I C I D A D E

Governadores do Sul e Banco Mundial selam aliança contra eventos climáticos extremos

Acordo foi firmado nesta quarta (23), durante encontro do Codesul em Brasília.
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Redação PIXTV (Site)

23 de abril de 2025

atualizado às 13:14

Os governadores Jorginho Mello (SC), Eduardo Leite (RS) e o vice-governador do Paraná, Darci Piana, participaram nesta quarta-feira (23), em Brasília, da reunião do Codesul — o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. O encontro marcou a assinatura de um memorando de entendimento com o Banco Mundial para a criação de um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos, além do avanço em temas estratégicos como segurança nas fronteiras, infraestrutura logística e criação de um fundo constitucional para a região.

“A tragédia climática que enfrentamos no Rio Grande do Sul, e os riscos que também ameaçam nossos vizinhos, reforçam a urgência de preparar nossas estruturas. O projeto que estamos construindo com o Banco Mundial é um marco: queremos garantir respostas mais rápidas, integradas e eficazes frente a eventos extremos que não respeitam fronteiras”, afirmou Leite.

O projeto, coordenado por Leite no âmbito do Codesul, prevê a criação de um sistema unificado de dados hidrometeorológicos, protocolos interestaduais de atuação e estruturação de governança conjunta entre as defesas civis dos quatro Estados. Também está prevista a possibilidade de uma linha de crédito específica do Banco Mundial para ações emergenciais em desastres climáticos.

Durante a reunião, os governadores também apresentaram o plano estratégico Visão Regional 2040, com diretrizes para desenvolvimento sustentável da região. O documento foi construído com apoio técnico da Unisinos e do BRDE, banco de fomento regional. Entre os destaques estão ações coordenadas nas áreas de meio ambiente, educação, logística e segurança pública.

Outro ponto da pauta foi o fortalecimento da malha ferroviária da região Sul. Um estudo contratado pelo governo do RS e apresentado no encontro revelou que 759 km de linhas férreas no Estado estão atualmente inoperantes, principalmente após as enchentes. Foram debatidas alternativas de revitalização e a necessidade de revisão da atual concessão federal à empresa Rumo.

A reunião também abordou perdas dos Estados do Codesul com a suspensão da nova regra de distribuição dos royalties do petróleo e a necessidade de regulamentação do Fundo de Catástrofes previsto na Lei Complementar 137/2010. Os governadores reforçaram ainda o apoio à criação do Fundo Constitucional da Região Sul e Sudeste, previsto na PEC 27/2023.

Participaram do encontro também o governador Eduardo Riedel (MS), além de representantes do Banco Mundial, o presidente do BRDE, ex-governador Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a secretaria de Meio Ambiente, Marjorie Kauffman, e parlamentares federais das bancadas dos quatro Estados.

Fonte: Secom RS

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E