O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou nesta quinta-feira (17) novas rotas aéreas da companhia GOL a partir dos aeroportos de Chapecó e Correia Pinto. A ampliação da malha aérea foi confirmada em reunião na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, representantes da empresa e autoridades do setor.
Com as novas rotas, previstas para iniciar ainda no segundo semestre deste ano, a GOL passará a operar em cinco aeroportos catarinenses.
A partir de Chapecó, que já conta com voos regulares para Congonhas e Guarulhos (SP), a companhia terá três voos semanais para Florianópolis, reforçando a conectividade entre o Oeste catarinense e a capital.
Já o aeroporto de Correia Pinto, na Serra, se tornará nova base da GOL no estado, com três frequências semanais para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“É mais uma prova de que todos os investimentos que estamos fazendo nos aeroportos de Santa Catarina trazem muito resultado. O Aeroporto Regional da Serra agora volta a estar conectado com São Paulo, algo que nunca deveria ter deixado de acontecer”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, destacou que o reforço na malha aérea atende demandas antigas da população.
“Um segundo voo de Chapecó para Florianópolis sempre foi uma das principais reivindicações do Oeste. E em Correia Pinto, a GOL chega para ocupar um espaço importante, conectando a Serra a um dos principais aeroportos do país”, pontuou.
Para a secretária de Turismo, Catiane Seif, a novidade tem impacto direto no desenvolvimento regional.
“Essa nova malha aérea facilita o deslocamento interno, conecta o Oeste e a Serra à capital, e fortalece o turismo ao ligar Santa Catarina a um dos principais hubs nacionais, Congonhas. É especialmente importante nesta estação de inverno”, afirmou.
Segundo a GOL, as passagens estarão disponíveis para venda no fim de julho. Os voos Chapecó–Florianópolis começam a operar em 2 de outubro, e os de Correia Pinto–Congonhas, em 27 de novembro.
“Agradecemos imensamente ao Governo de Santa Catarina pela confiança. Temos convicção de que a nova base em Correia Pinto e a rota Chapecó–Florianópolis impulsionarão o turismo e os negócios no estado”, destacou Renata Fonseca, CLO e diretora executiva de Relações Governamentais e Institucionais da GOL.
Setor aéreo em expansão
Os novos voos integram o processo de crescimento do setor aéreo catarinense, impulsionado por investimentos estaduais em infraestrutura aeroportuária e incentivos fiscais sobre o querosene de aviação.
Nos últimos três anos, o movimento de passageiros internacionais cresceu 700% em Santa Catarina, fazendo do estado o terceiro maior fluxo do país. O índice de passageiros per capita atingiu 1,1, mais que o dobro da média nacional, que é de 0,47.






