P U B L I C I D A D E

Governo do Paraná efetiva primeira nomeação da Polícia Penal com 429 novos servidores

Novo grupo vai reforçar a atuação nas unidades prisionais e nas atividades de custódia, escolta, vigilância e tratamento penal.
Foto: PPPR

Redação PIXTV (Site)

31 de outubro de 2025

atualizado às 10:38

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (30) o Decreto 11.659/2025 de nomeação de 429 novos policiais penais que passam a integrar o quadro efetivo da Polícia Penal do Paraná (PPPR). Esta é a primeira nomeação desde a criação do Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP), um marco histórico para a instituição e para o fortalecimento da segurança pública do Estado.

Com o novo grupo de servidores, o Governo do Paraná reforça o compromisso com a modernização e valorização das forças de segurança, ampliando a capacidade de atuação nas unidades prisionais e nas atividades de custódia, escolta e vigilância e tratamento penal.

“A Polícia Penal do Paraná inicia um novo capítulo da sua história”, afirma o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Essa nomeação simboliza um Estado que investe nas pessoas e acredita no poder da transformação. Estamos modernizando estruturas, ampliando tecnologia, fortalecendo o efetivo e valorizando cada servidor. Porque segurança pública se constrói com preparo, humanidade e compromisso com o futuro.”

Os novos servidores foram formados em março deste ano, no 1º Curso de Formação Profissional da história da Polícia Penal, consolidando outro importante na trajetória da PPPR.

“O sistema prisional mudou e nós somos prova dessa transformação”, destaca a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre. “Avançamos para uma atuação que une segurança, reinserção social e valorização humana. Essa primeira nomeação simboliza a consolidação de uma instituição moderna, preparada e comprometida em construir um sistema penitenciário mais justo, seguro e eficiente”.

O impacto financeiro anual previsto para o exercício de 2026 é de R$ 37.065.599,98, investimento que reflete a prioridade do Estado em garantir estrutura adequada, eficiência operacional e melhores condições de trabalho para os servidores, além de mais segurança para todos os paranaenses.

A nomeação simboliza a nova fase da Polícia Penal do Paraná, que ganha reforço institucional após sua criação e regulamentação. A nomeação permitirá maior cobertura nas unidades prisionais e o aprimoramento das rotinas de segurança, vigilância e escolta, além de ampliar programas de capacitação e investimentos em tecnologia.

Polícia Penal do Paraná

Criada oficialmente em 2021, a Polícia Penal do Paraná tem como missão não apenas garantir a segurança, mas também promover a transformação social. O policial penal exerce um papel fundamental como agente de reintegração, atuando além da custódia de pessoas privadas de liberdade, e contribuindo ativamente em programas de reabilitação e reintegração social.

O concurso público da Polícia Penal do Paraná atraiu quase 25 mil inscritos, evidenciando o grande interesse em ingressar em uma das carreiras essenciais da segurança pública.

Fonte: AEN PR

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (3)
SC: homem é preso e menor apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas em Garopaba
operacao_da_policia_civil_em_sao_paulo
Megaoperação investiga fraude fiscal no setor de combustíveis em 5 estados e Distrito Federal
modelo siteYT (4)
Garopaba (SC): bêbado desacata PMs e homem invade casa e se masturba na frente da moradora
modelo siteYT (1)
Clínica de reabilitação acusada de série de crimes: Polícia Civil de Imbituba (SC) indicia nove
banner-seguro-contra-roubo-e-furto-r3izj
Crime no Sul catarinense: idosa de 65 anos tem carro furtado em bairro de São Ludgero
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E