Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Governo Lula não assina declaração da ONU contra Ortega

Redação PIXTV (Digital)

8 de março de 2023

atualizado às 11:16

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneceu em silêncio durante reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU na sexta-feira (3), sobre a situação dos direitos humanos na Nicarágua e ações autoritárias e violentas do presidente Daniel Ortega.

De acordo com um grupo de especialistas da ONU, o governo nicaraguense cometeu violações sistemáticas dos direitos humanos, as quais constituem “crimes contra a humanidade”.

Leia tembém: Nicarágua: Regime de Daniel Ortega é comparado ao nazismo pela ONU

No poder desde 2007, Ortega mandou prender sete de seus opositores antes que a população fosse às urnas, eliminando candidatos que pudessem ameaçar sua vitória.

O presidente Lula e Ortega são conhecidos de longa data. Durante os primeiros mandatos, o petista se encontrou diversas vezes com o presidente nicaraguense para debater, por exemplo, integração regional.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, Lula comparou o tempo de permanência de Ortega no poder — que está em seu quinto mandato — com a da ex-primeira-ministra da Alemanha Angela Merkel, que completou 16 anos à frente do país europeu.

“Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Qual é a lógica?”, questionou Lula entrevista ao jornal espanhol El País.

Durante o encontro da ONU, no diálogo interativo, se manifestaram União Europeia, Canadá — em nome de um grupo de 53 países —, França, Estados Unidos, Equador, Argentina, China, República Popular Democrática da Coreia, Peru, Venezuela, Uruguai, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Geórgia, Chile, Belarus Iêmen, Síria, Arábia Saudita, Sri Lanka, Irã, Federação Russa, Cuba, Eritreia e Malawi.

No segmento geral, outros cinco nações se pronunciaram, incluindo Israel, Líbia e Somália. Organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil também tiveram tempo de fala.

 

Fonte: Brasil sem Medo

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2024-07-02 at 08.02
Acidente durante perseguição policial deixa um morto no Norte de SC
modelo siteYT (2)
Morre Dona Adelaide, benzedeira conhecida em Garopaba (SC)
modelo siteYT (15)
Feirão de empregos oferta 4 mil vagas em Porto Alegre
modelo siteYT (3)
Adolescente esfaqueia colega em escola de Palhoça (SC)
whatsapp-image-2024-07-03-at-122950
Grupo é preso quando fazia desmanche de carro furtado em Joinville (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E