Mesmo com a chegada das temperaturas mais baixas, Gravatal, no Sul de Santa Catarina, mantém seu ritmo turístico em alta. A cidade, conhecida nacionalmente por suas águas termais, aposta em experiências acolhedoras para atrair visitantes no inverno — especialmente famílias e pessoas da terceira idade.
Segundo a secretária de Turismo de Gravatal, Manuela Rosa Gomes, o inverno não afasta os turistas. Pelo contrário: “O que muda nesta época do ano é a faixa etária dos nossos visitantes. Recebemos mais famílias e mais pessoas da terceira idade. E, agora, próximo das férias escolares, são as famílias e a criançada que lotam os hotéis.”
Com ocupações que chegam a 80%, os hotéis adaptam suas atrações para a estação, aproveitando o grande diferencial do município: as águas termais. “Nos meses mais frios, os hotéis trabalham as suas atividades em piscinas cobertas, em piscinas fechadas ou ao ar livre mesmo, em dias de sol. É bem tranquilo trabalhar com atividades externas, porque todas as nossas piscinas são com água quente direto da fonte”, explica Manuela.
Mas não são apenas as águas que aquecem a economia local. O comércio também se mobiliza para acompanhar o fluxo de turistas, com horários estendidos e programação especial aos finais de semana. “O comércio trabalha forte para isso, fazendo eventos, estendendo o horário nos finais de semana até às 20 horas, tudo para receber todo esse fluxo de turistas que chega principalmente do Rio Grande do Sul e do entorno aqui da nossa Amurel”, afirma a secretária.
Gravatal conta hoje com mais de 10 opções de hospedagem entre hotéis e pousadas, além de 8 galerias comerciais, 2 shoppings e uma variedade crescente de opções gastronômicas, como cafés, bares e restaurantes. A diversidade de atrações também se reflete nos perfis dos visitantes.
A aposentada Cledir Araújo, de Porto Alegre, está conhecendo Gravatal pela primeira vez e elogia o clima da cidade. “É uma cidadezinha interessante, agradável e acolhedora. Estou gostando da experiência, especialmente da tranquilidade. Viemos eu e minha irmã e ficamos até o final da semana”, contou.
Já os empresários Adelino de Souza, 58 anos, Jonas Roberto Binsfeld, 43, e o engenheiro civil Nery Bendini, 71, são visitantes assíduos da Cidade das Águas. “Viemos de Balneário Camboriú. Fugir do barulho. Aproveitar alguns dias de descanso”, contou Jonas.
“Sou frequentador assíduo, venho a cada três meses para descansar do trabalho, especialmente. O que mais gosto aqui é comer, depois, as piscinas de águas termais”, relatou Nery. “Gostamos bem quente”, brincou Jonas. “Faz bem para a saúde e para o bem-estar. Estamos aproveitando mesmo nesses dias mais frios”, completou Adelino.
Com cafés charmosos, paisagens naturais e opções de lazer dentro e fora da cidade, Gravatal consolida-se como um destino completo para o turismo de inverno. “É uma gama muito grande, muito rica que temos na nossa região. Além de toda essa programação dos hotéis, o turista encontra aqui bons passeios ao ar livre e muita coisa para aproveitar ao redor de Gravatal”, finaliza Manuela.
Fonte: PMG