Ao menos seis pessoas foram presas suspeitas de envolvimento em um esquema de prostituição de adolescentes em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, na manha desta quinta-feira (21). Também foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de uma arma, dois veículos e outros elementos relevantes para a continuidade das investigações.
As investigações da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente da cidade (DPCA) começaram há cerca de um ano e meio. Os investigadores apuraram que as vitimas dos abusos têm entre 13 e 17 anos, residem em regiões periféricas e estão em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o delegado Matheus Antunes da Rosa, pelo menos doze jovens foram aliciadas e abusadas por 22 investigados que ofereciam dinheiro e/ou outras vantagens às vítimas.
Ainda conforme a corporação, o crimes eram cometidos nas residências dos suspeitos ou em estabelecimentos comerciais da cidade, havendo conivência, em alguns casos, de familiares dessas adolescentes, que, além de consentirem, receberam valores em troca.
A Ação de hoje, denominada Operação Apoiadores II, contou com a participação de 110 policiais civis. Já a primeira fase da operação foi deflagrada pela DPCA em 2023. Na ocasião, sete pessoas foram presas e outras 57 indiciadas pelos mesmos crimes.
As identidades dos suspeitos não foram divulgadas.