Um homem foi preso na sexta-feira (27) acusado de cometer maus-tratos contra um casal de cães em São José, na Grande Florianópolis. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), com apoio da Coordenadoria de Operações Especiais e da Diretoria de Bem-Estar Animal de São José (DIBEA).
A Polícia Civil informou que recebeu várias denúncias de maus-tratos contra animais que estariam ocorrendo em uma residência no bairro Benjamin. Segundo os relatos, os cães da raça bull terrier eram mantidos acorrentados e em péssimas condições de higiene e de saúde, visando à reprodução irregular de animais.
Ainda conforme a corporação, durante as investigações, ninguém se identificava como responsável pelos animais. Assim, os agentes estiveram no local e confirmaram as condições inadequadas em que se encontravam os cães.
"Os cachorros estavam em ambiente insalubre, sem acesso à água, alimentação e descanso adequado, bem como um deles estava em corrente que sequer lhe permitia descanso adequado", informou os policiais.
Após diligências na comunidade, a Polícia Civil identificou o tutor dos animais, que foi autuado em flagrante delito pelo crime de maus-tratos qualificado.
Os animais foram resgatados e estão sob os cuidados da DIBEA de São José, até a finalização dos trâmites para a adoção responsável. O preso permanece à disposição do Poder Judiciário.