Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

IFSC vai implantar estações de monitoramento do ar em quatro cidades

Segundo a instituição, equipamentos devem ser instalados nos campus de Florianópolis, Joinville, Criciúma e Chapecó.
Campus Florianópolis deve receber um dos equipamentos. | Foto: IFSC

Redação PIXTV (Site)

18 de setembro de 2024

atualizado às 09:42

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) anunciou que vai instalar quatro estações de monitoramento meteorológico da qualidade do ar em cidades do Estado. A instituição informou que os equipamentos estão em processo de importação e devem estar em funcionamento até o final de 2024.

A instalação dos equipamentos será possível porque o projeto intitulado "Sistema Integrado de Monitoramento e Modelagem Numérica Climatológica e Ambiental para o Estado de Santa Catarina LMCA - Laboratório Multiusuário de Clima e Ambiente", proposto pelo mestrado profissional em Clima e Meio Ambiente do IFSC, obteve recursos de R$ 2,5 milhões do Edital de Chamada Pública 15/2023 Multilab da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc).

De acordo com o projeto, as estações estão previstas para serem instaladas nos Campus de Florianópolis, Joinville, Criciúma e Chapecó. Mas, conforme o coordenador, a localização vai ser definida após reuniões com os campus. “As cidades que estamos propondo foram escolhidas para o monitoramento da qualidade do ar em municípios de alta densidade populacional no Estado”, explica Mário.

Além das estações, os recursos do edital contemplam também a compra de um computador de alta performance computacional, com 800 processadores, para executar previsões numéricas de tempo e clima mais rapidamente, o que vai permitir uma melhor análise e elaboração de modelos matemáticos para a previsão e acompanhamento ambiental no Estado. O equipamento deve chegar no primeiro semestre de 2025.

“O Estado de Santa Catarina é cenário recorrente de diversos eventos meteorológicos extremos, cada vez mais frequentes, que provocam inúmeras perdas de vidas e impactos socioeconômicos. Nesse sentido, com as estações e o supercomputador, poderemos fomentar o Estado com equipamentos de última geração, visando para melhorar a capacidade preditiva destes eventos, contribuindo para a qualidade de vida dos catarinenses”, afirma o professor.

O projeto foi elaborado em 2023 e encontra-se em fase de implantação. “Neste ano não tínhamos registrado nenhum evento tão grave em todo o estado quanto o da poluição por queimadas, mas já sabíamos da necessidade da instalação destes equipamentos. Vivemos um novo normal das mudanças climáticas e é crucial que Santa Catarina mantenha-se atualizada com as novas tecnologias necessárias para o monitoramento e previsão climática".

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E