Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Imbituba e Garopaba (SC) estão na categoria ‘A’ do Mapa do Turismo Brasileiro

Classificação foi divulgada pelo Ministério do Turismo na última quarta (18). Ao todo, SC tem 11 cidades na seleta lista turística.
Foto: Divulgação

Redação PIXTV (Site)

23 de dezembro de 2024

atualizado às 09:18

Imbituba e Garopaba foram elevadas à categoria "A" no Mapa do Turismo Brasileiro, o que coloca os municípios do Sul de Santa Catarina entre os melhores destinos do país. Ao todo, o Estado catarinense tem 11 cidades no seleta lista turística do Ministério do Turismo, divulgada última na quarta-feira (18). No ano passado, Garopaba tinha conquistado a categoria "B".

Leia também: Desabamento deixa 11 feridos na Zona Norte do Rio

Conforme a classificação, agora, além das 27 capitais, outros 129 municípios estão na categoria “A”. Veja a lista de cidades catarinenses incluídos nesse agrupamento:

1 - Chapecó - Região Grande Oeste
2 - Joinville - Caminho dos Príncipes
3 - Blumenau - Vale Europeu
4 - Balneário Camboriú - Costa Verde e Mar
5 - Itajaí - Costa Verde e Mar
6 - Bombinhas - Costa Verde e Mar
7 - Penha - Costa Verde e Mar
8 - Itapema - Costa Verde e Mar
9 - Florianópolis - Grande Florianópolis
10 - Garopaba - Grande Florianópolis
11 - Imbituba - Encantos do Sul

Ministério do Turismo amplia em 151% o número de municípios com maior fluxo turístico no Mapa do Turismo Brasileiro, entre eles Imbituba e Garopaba. | Foto: Reprodução

Os municípios que integram o Mapa do Turismo são categorizados nas classificações A, B, C, D e E. Segundo Ministério do Turismo, além do crescimento na categoria “A”, o número de municípios também aumentou nas categorias “B” (+29,8%), “C” (+27,4%) e “D” (+24,3%), refletindo os investimentos e iniciativas realizadas nos últimos anos para impulsionar o turismo em diferentes regiões do Brasil.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados reforçam o trabalho do Ministério em desenvolver uma ferramenta que apoie, de maneira objetiva, a tomada de decisões com base no desempenho da economia do turismo em cada localidade. “É um marco importante! A regionalização é uma estratégia eficiente que define as regiões turísticas do país, facilitando o desenvolvimento e a promoção do setor de forma organizada e sustentável. Essa divisão permite que áreas com características culturais, geográficas e socioeconômicas semelhantes se unam, promovendo os atrativos específicos de cada lugar, fortalecendo o turismo local e otimizando os recursos”, destacou.

O grupo “B” reúne 361 municípios, que incluem destinos turísticos com participação expressiva das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos, os grupos “A” e “B”, representados por 517 municípios, respondem por mais da metade do fluxo doméstico brasileiro e boa parte da movimentação de turistas internacionais. O grupo “C” reúne 756 municípios, entre eles São Félix do Xingu (PA), Eldorado (MS) e Campo Largo (PR). Já o maior número de cidades está concentrado na categoria “D”, que agrupa os municípios com menor fluxo turístico e empregos formais no setor.

Essa ferramenta é essencial para monitorar o desempenho da economia do turismo nos municípios, de acordo com Ministério. Ela também serve como base para políticas públicas e para o direcionamento de verbas federais. Mantendo a metodologia anterior, que considera informações atualizadas de variáveis e agrupa os municípios em cinco categorias, de “A” a “E”, a nova atualização evidencia o crescimento da atividade turística em diversos municípios brasileiros.

Regionalização

O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística comprovada ou impactados diretamente pelo setor. Seu objetivo é orientar a definição de políticas públicas, como a destinação de recursos do Ministério do Turismo.

Atendendo à Nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027, o Ministério do Turismo está trabalhando no processo de construção de nova metodologia, com previsão de lançamento em 2025. A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros que atendam aos critérios definidos em Ato Normativo do Ministério do Turismo, elaborado em conjunto com as Unidades da Federação. Os Estados e o Distrito Federal podem acrescentar exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.

Para integrar o Mapa, o município deve atender aos seguintes critérios:

• Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;
• Contar com uma Lei Orçamentária específica;
• Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR;
• Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;
• Assinar um termo de compromisso;
• Preencher a aba de atividades turísticas no sistema.

Os municípios interessados em se integrar a uma região turística no Mapa do Turismo Brasileiro devem preencher o cadastro por meio do sistema eletrônico, disponível em www.sistema.mapa.turismo.gov.br.

Com informações do Ministério do Turismo

VEJA TAMBÉM:

img_368FF80EA78A5841BD2B86E3B4893E239A7B
“Capital Catarinense do Surfe” celebra aniversário de 63 anos
img_91119BD55007BEBED186548748615B0E2DB7
Aniversário de Garopaba (SC) será celebrado com show do Dazaranha
shutterstock_2098325137-1
Aplicativo BlaBlaCar é proibido de oferecer caronas no Paraná
Capas Site SUITA - 2024-12-19T091240
Corpo de pescador é achado em embarcação em Imbituba (SC)
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Tradição de enfeites natalinos de vidro soprado é ameaçado por produção em plásticos
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E