Na manhã desta sexta-feira (17), o Gabinete de Crise de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, se reuniu para avaliar a situação das chuvas que atingem o município e definir ações emergenciais. Coordenada pelo prefeito Michell Peninha, a reunião contou com a presença da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e Obras, Secretaria de Assistência Social, e equipes de Segurança e Fiscalização.
Leia também: Alagamento na pista, erosões e queda de barreira: veja situação das estradas de SC
Durante o encontro, foram mapeados sete pontos críticos de alagamento e transtornos no trânsito, como nas localidades de Cancha, Nova Brasília, Barra de Ibiraquera e Alto Arroio. Para garantir a segurança da população, foram definidas as seguintes medidas:
- Sinalização do trânsito com cones em áreas alagadas e perigosas;
- Ação conjunta com a concessionária CCR ViaCosteira para resolver problemas no Alto Arroio, um dos locais mais afetados;
- Mobilização de equipes da Defesa Civil para monitoramento constante e vistoria nas áreas de risco;
- Atendimento às famílias vulneráveis mapeadas por meio da Secretaria de Assistência Social.
Ações preventivas e orientações
A Defesa Civil mantém equipes de plantão e reforça a importância de evitar áreas alagadas ou próximas a encostas. O solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos, e os moradores devem estar atentos a sinais de rachaduras e movimentação de terra.
Contato para emergências
Em caso de necessidade, os moradores podem acionar os serviços pelo telefone 199 ou WhatsApp (48) 9993-1490.
Compromisso com a segurança
“A segurança da população é nossa prioridade. Estamos agindo de forma integrada para minimizar os impactos das chuvas e proteger as pessoas em áreas vulneráveis”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Laurenci Teixeira.
A Prefeitura de Imbituba seguirá acompanhando a situação e informará novas atualizações por meio dos seus canais oficiais.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência / PMI