Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Imetro-SC fiscaliza mais de 17 mil produtos na véspera do Natal

Fiscais foram às ruas em seis cidades catarinenses para verificar a segurança e qualidade dos brinquedos, bicicletas e luminárias natalinas que estão sendo vendidas.

Redação PIXTV (Digital)

14 de dezembro de 2023

atualizado às 14:04

Mais de 17 mil produtos foram fiscalizados pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) na Operação Natal Seguro. Com a proximidade da data que movimenta o comércio, fiscais foram às ruas para verificar a segurança e qualidade dos brinquedos, bicicletas e luminárias natalinas que estão sendo vendidas. A ação ocorreu em parceria com o Inmetro, em todo país.

No Estado, houve ações em seis cidades, simultaneamente: Joinville, Itajaí, Brusque, São José, Tubarão e Chapecó. Dos 17.050 produtos fiscalizados, 222 estavam com alguma irregularidade e foram apreendidos. As empresas notificadas têm um prazo de 10 dias para apresentarem defesa ao Instituto.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, explica que o objetivo da Operação é trazer mais segurança para o consumidor. “O Selo do Inmetro no produto indica que ele passou por testes e está em conformidade com as normas de segurança”, alerta.

No caso de brinquedos e bicicletas, a ação buscou identificar produtos que não tenham passado pelo processo de avaliação da conformidade. Já em relação às luminárias natalinas, os fiscais verificaram as informações obrigatórias para o consumidor e o padrão brasileiro de plugues e tomadas.

O diretor da Conformidade do Imetro, Maurício Marques Nazário, orienta que os consumidores fiquem atentos às especificações contidas nos produtos que desejam comprar. “Muitos destes produtos entram no país de forma clandestina, principalmente nesta época do ano quando o comércio ilegal toma conta das ruas e pontos de venda. Uma luminária natalina, por exemplo, se não tiver um fio ou plugue adequados, pode provocar um incêndio. Os requisitos obrigatórios, devem estar informados em português no produto, referentes a tensão, corrente e potência máxima do conjunto, além do nome, marca ou logomarca do fabricante ou do importador”, alerta.

VEJA TAMBÉM:

Friends choosing a movie to watch together at home, video on demand concept
Fim da pirataria da TV a cabo, também conhecidas como gatonet.
dasdfG
SC: professora fica cerca de 25 horas desaparecida em Imbituba
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
11081426_503973_GD
Operação mira grupo suspeito de ameaçar moradores em bairro de Porto Alegre
Fast
PIXTV chega no FAST
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E