O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou na noite desta quinta-feira (18) que o Japão retirou a suspensão sobre a importação de carne de frango catarinense. O governo japonês não considerou aplicável o embargo que estava em vigor desde 17 de julho após a confirmação de um caso no Estado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1).
Leia também: Caso Amanda Albach: Júri condena trio por morte
“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador.
Em julho, o embaixador japonês Teiji Hayashi visitou Santa Catarina a convite da Secretaria de Articulação Internacional (SAI) para fortalecer laços. Durante a visita, o embaixador se reuniu com o governador Jorginho Mello e recebeu uma carta que seria encaminhada às autoridades japonesas. O embaixador expressou otimismo na solução do problema e enfatizou a importância das discussões entre especialistas dos dois países.
“O documento entregue ao embaixador mostrou todo o trabalho feito por nossas equipes da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e da Secretaria de Agricultura com relação à gripe aviária. Além disso, a vinda do embaixador foi importante para alinharmos diversas parcerias comerciais com o nosso estado, além de conversarmos sobre a expansão, ainda mais, de nossas vendas”, reforçou o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.
O Japão é o maior importador de carne de frango de Santa Catarina. Conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.
“Essa visita, organizada pela SAI, já estava programada antes mesmo de acontecer a suspensão das exportações de carne de frango do Estado. Por coincidência, o incidente serviu para aproximar ainda mais o Japão de Santa Catarina, pois as autoridades japonesas puderam conferir e confirmar tanto a atuação preventiva quanto a atuação pronta, resolutiva e firme do Estado”, explicou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.
No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.
Fonte: Secom