P U B L I C I D A D E

Japão retira suspensão sobre importação de carne de frango de SC

Suspensão temporária do produto foi feita em 17 de julho após confirmação de caso de gripe aviária no Estado catarinense.

Redação PIXTV (Digital)

18 de agosto de 2023

atualizado às 11:35

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou na noite desta quinta-feira (18) que o Japão retirou a suspensão sobre a importação de carne de frango catarinense. O governo japonês não considerou aplicável o embargo que estava em vigor desde 17 de julho após a confirmação de um caso no Estado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1). 

Leia também: Caso Amanda Albach: Júri condena trio por morte 

“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador.

Em julho, o embaixador japonês Teiji Hayashi visitou Santa Catarina a convite da Secretaria de Articulação Internacional (SAI) para fortalecer laços. Durante a visita, o embaixador se reuniu com o governador Jorginho Mello e recebeu uma carta que seria encaminhada às autoridades japonesas. O embaixador expressou otimismo na solução do problema e enfatizou a importância das discussões entre especialistas dos dois países.

“O documento entregue ao embaixador mostrou todo o trabalho feito por nossas equipes da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e da Secretaria de Agricultura com relação à gripe aviária. Além disso, a vinda do embaixador foi importante para alinharmos diversas parcerias comerciais com o nosso estado, além de conversarmos sobre a expansão, ainda mais, de nossas vendas”, reforçou o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.

O Japão é o maior importador de carne de frango de Santa Catarina. Conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.

“Essa visita, organizada pela SAI, já estava programada antes mesmo de acontecer a suspensão das exportações de carne de frango do Estado. Por coincidência, o incidente serviu para aproximar ainda mais o Japão de Santa Catarina, pois as autoridades japonesas puderam conferir e confirmar tanto a atuação preventiva quanto a atuação pronta, resolutiva e firme do Estado”, explicou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.

Fonte: Secom

VEJA TAMBÉM:

sirene-certa-57487-76341-76602-85210_916
Armado com machado, homem em surto invade bar e ameaça clientes em Garopaba (SC)
garopaba4
Operação Maestro: Polícia Civil conclui inquérito, e o prefeito de Garopaba (SC) está entre os indiciados
Capa Suita (42)
Caso Eduarda Pires: suspeito de cárcere e agressões contra jovem de Imbituba (SC) é preso no RS
homem-preso-1570828473443_v2_1920x1280
Homem com mandado de prisão em aberto por furto é detido ao sair do cartório de Garopaba (SC)
img-5041
Atenção apostadores: preços das apostas das Loterias Caixa vão aumentar a partir de 9 de julho
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E