O candidato de ultradireita Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, venceu o 2º turno das eleições presidenciais da Argentina neste domingo (19). Ele foi eleito com 55,95% dos votos na disputa contra o governista peronista e atual ministro da Economia, Sergio Massa (44,04%).
O economista de 52 anos tomará posse em 10 de dezembro para quatro anos de mandato, sucedendo o atual presidente Alberto Fernández.
Milei terá o desafio de recuperar a economia do país vizinho, que enfrenta a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial.
Segundo informações do g1, cerca de 26 milhões de argentinos votaram, 76,3% do total. O libertário foi mais votado em 20 das 23 províncias do país, além da capital Buenos Aires, que é uma cidade autônoma.
O primeiro discurso de Milei
Em primeiro pronunciamento, o futuro presidente argentino agradeceu os votos e disse que "hoje começa o fim da decadência argentina. Hoje começamos a virar a página. Hoje termina o modelo do Estado onipresente e empobrecedor".
Milei agradeceu ao ex-presidente Mauricio Macri e à ex-candidata Patricia Bullrich, que decidiram apoiá-lo no segundo turno. "Colocaram o corpo para defender a mudança de que a Argentina necessita", afirmou.
"A Argentina tem futuro e é liberal", acrescentou. "Abraçaremos o modelo da liberdade para ser uma potência mundial". "Quero um governo que cumpra os seus compromissos, que respeite a propriedade privada e o livre comércio".
"Chega do modelo empobrecedor das castas (…) Acaba o modelo empobrecedor do Estado onipresente e que só privilegia alguns", discursou. "De país mais rico do mundo, hoje somos 130 [no ranking]. Metade dos argentinos são pobres e 10% são indigentes. Vamos ser uma potência mundial", completou.
Apoio de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro, por meio das suas redes sociais, parabenizou Milei após a sua vitória. Apoiador declarado do libertário, Bolsonaro escreveu no X, o antigo Twitter, que a “esperança voltou a brilhar” na América do Sul.
- Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei . A esperança volta a brilhar na América do Sul.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 19, 2023
- Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós.
- Jair Bolsonaro.
Com informações do g1