A Prefeitura de Orleans, no Sul de Santa Catarina, deu início às obras de construção do Parque Municipal Princesa Isabel. O novo espaço de lazer e eventos será implantado no terreno do antigo Seminário São José, às margens da SC-108, em uma área com mais de 40 mil metros quadrados pertencente ao município.
A primeira etapa dos trabalhos já está em andamento e deverá ser concluída até 30 de agosto, data do aniversário de 112 anos de emancipação político-administrativa de Orleans. Na mesma data e local, será realizada uma nova edição da festa do município, que marcará o lançamento do projeto completo do parque.
Segundo o prefeito Fernando Cruzetta, o Parque Princesa Isabel será um espaço multifuncional voltado ao lazer, à prática esportiva e à realização de eventos, tendo como pano de fundo a belíssima paisagem da Serra Catarinense. “Estamos tirando do papel um sonho antigo de Orleans. Vamos construir um parque como o cidadão orleanense e os nossos visitantes merecem. Daremos a largada com a nova festa do município, que será um marco para uma nova cidade, que está retomando o caminho do desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário de Planejamento, Alexandre Bussolo, os serviços iniciaram com a terraplanagem da área e, na sequência, estão sendo implantados meio-fios para delimitação dos caminhos e áreas destinadas às estruturas do evento. Os passeios serão pavimentados com pedra brita nesta etapa inicial.
Nos próximos dias, será iniciada a instalação das redes de abastecimento de água, drenagem pluvial, energia elétrica, comunicação e internet. Para a edição de 2025 da festa do município, a área contará com estruturas móveis como banheiros, tendas e equipamentos de apoio.
O projeto definitivo do Parque Princesa Isabel inclui a construção de estruturas fixas como pórticos de entrada, pavilhão de eventos, espaços de lazer, áreas esportivas e locais destinados à instalação de bares, restaurantes e outras atrações permanentes.
A Prefeitura de Orleans também trabalha na estruturação de parcerias público-privadas para a concessão de espaços dentro do parque. O objetivo é garantir a ocupação contínua do local ao longo do ano, ampliando o uso da área e fortalecendo a economia local com novos atrativos para moradores e visitantes.