A primeira etapa de 2025 do projeto Limpeza dos Mares, da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), em parceria com o Mundo Mar e Acquanauta Floripa, reuniu 150 voluntários na praia do Campeche, neste final de semana, em mais uma ação de preservação e conscientização ambiental.
Depois de 3 horas de intenso trabalho, 650 quilos de lixo foram retirados, com destaque para mais de 5.000 bitucas de cigarro, além de lixo variado como restos de roupas nas restingas, garrafas de vidro e de plástico e latas de alumínio. No total, nas 47 edições do projeto já foram recolhidas 188,15 toneladas de lixo das praias e mares.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil do RS inaugura cinco novas Salas das Margaridas
“Quando falamos em 650 kg, parece pouco, mas o volume de lixo foi muito grande. Retiramos muitas embalagens, bitucas de cigarro, colchonete, barraca, coisas que não pesam na balança, mas que destroem o meio ambiente”, explica Michele Ferràri, coordenadora do Limpeza dos Mares.

A próxima etapa será realizada no dia 5 de abril, em Porto Belo. “Assim como na praia do Campeche, contaremos com o apoio dos voluntários para a limpeza e o cuidado com o nosso meio ambiente lá também”, adianta Michele.
O Limpeza dos Mares conta com o Fort Atacadista como Patrocinador Mantenedor e com o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, Capitania dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Bandeira Azul, Floripa Sustentável, Grupo ND e Record. E tem também como os apoios oficiais das empresas Marina Blue Fox, Navitec, Netuno Geradores, Sanáutica, Marina Atlântida, Mano’s Comunicação e Girando SOL.