As ações de limpeza da rede de drenagem urbana realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) resultaram na remoção de pelo menos 25 mil metros cúbicos de resíduos entre janeiro e dezembro de 2025. O volume retirado equivale ao preenchimento de dez piscinas olímpicas.
De acordo com o Dmae, a manutenção foi executada em duas frentes de trabalho. A primeira contou com caminhões de hidrojato e equipes de campo, responsáveis pela limpeza de bocas-de-lobo, poços de visita, galerias e valas. Somente com esses recursos, foram removidos 21,7 mil metros cúbicos de materiais acumulados ao longo do ano.
Desde janeiro, 17,2 mil bocas-de-lobo passaram por manutenção. No mesmo período, também foram revisados 9,8 mil poços de visita, 17 quilômetros de redes de drenagem e 47 quilômetros de valas.
“O resultado mostra o empenho das equipes ao longo do ano. É um trabalho contínuo, que envolve planejamento, tecnologia e presença constante em campo para garantir que o sistema de drenagem opere com o máximo de eficiência”, afirma o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.
Supersugadores
A segunda frente de trabalho utilizou caminhões de alta potência, conhecidos como supersugadores, direcionados para áreas consideradas mais críticas da cidade. Em 2025, a tecnologia permitiu a revisão de mais de 11 quilômetros de galerias profundas, ampliando a eficiência da manutenção preventiva e reduzindo riscos de alagamentos.
Como solicitar o serviço
Os serviços de limpeza e manutenção da rede de drenagem urbana podem ser solicitados pela população por meio do Sistema 156, disponível por telefone, WhatsApp, site e aplicativo, sempre na opção 2.






