Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Lula promete investimentos em empresas angolanas envolvidas em escândalos de corrupção da Lava Jato

Uma das empresas envolvidas na solicitação é a Novonor (antiga Odebrecht), que confessou, em acordo de leniência nos Estados Unidos, o pagamento de propinas a políticos e servidores em 12 países, inclusive Brasil e Angola.

Redação PIXTV (Digital)

29 de agosto de 2023

atualizado às 11:39

Em viagem a Angola na última semana, o presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu retornar o financiamento brasileiro no país. Na ocasião, 18 empresas solicitaram ao petista a reabertura dos financiamentos, dentre as quais algumas envolvidas em escândalos de corrupção apurados pela Operação Lava Jato, que motivaram a cessão das referidas operações de crédito.

Uma das empresas envolvidas na solicitação é a Novonor (antiga Odebrecht), que confessou, em acordo de leniência nos Estados Unidos, o pagamento de propinas no valor estimado de U$ 788 milhões a políticos e servidores em 12 países, inclusive Brasil e Angola.

Apesar da promessa de Lula, os membros do governo petista reconhecem o grande potencial de embates e desgaste que a retomada acarretaria e trataram a situação com maior cautela.

“Eles precisam explicar ao País o que está afetando a vida das empresas, para que o debate seja aberto, feito à luz do dia, com tranquilidade”, afirmou o ministro da economia, Fernando Haddad (PT). “O ambiente no Brasil sobre isso é delicado. O ambiente no Congresso é muito desfavorável a esse tipo de ação", continuou.

Segundo o ministro, o ideal seria que os empresários publicassem uma "carta aberta" à sociedade, o Executivo e ao Congresso brasileiro esclarecendo as razões do retorno das linhas de crédito, comprometendo-se com a transparência e legalidade das operações, para evitar novos escândalos de suborno e pagamento de propina.

Ainda, Haddad afirmou que não chegou a discutir os valores dos financiamentos com os empresários, mas eles manifestaram o desejo de obter uma linha de crédito de ao menos U$ 100 milhões (cerca de R$ 500.000,00).

Fonte: Brasil Sem Medo

VEJA TAMBÉM:

policia-militar-2-800x600
Mãe e filho morrem em grave acidente na BR-282, em Lages (SC)
Friends choosing a movie to watch together at home, video on demand concept
Fim da pirataria da TV a cabo, também conhecidas como gatonet.
furto-de-roupa
'Queria abrir uma loja', diz mulher presa por furto em loja de Tubarão (SC)
whatsapp-image-2024-07-03-at-122950
Grupo é preso quando fazia desmanche de carro furtado em Joinville (SC)
modelo siteYT (3)
Garopaba (SC) recebe 1º Bazar Animal com produtos doados pela Receita Federal 
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E