Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Lula promete investimentos em empresas angolanas envolvidas em escândalos de corrupção da Lava Jato

Uma das empresas envolvidas na solicitação é a Novonor (antiga Odebrecht), que confessou, em acordo de leniência nos Estados Unidos, o pagamento de propinas a políticos e servidores em 12 países, inclusive Brasil e Angola.

Redação PIXTV (Digital)

29 de agosto de 2023

atualizado às 11:39

Em viagem a Angola na última semana, o presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu retornar o financiamento brasileiro no país. Na ocasião, 18 empresas solicitaram ao petista a reabertura dos financiamentos, dentre as quais algumas envolvidas em escândalos de corrupção apurados pela Operação Lava Jato, que motivaram a cessão das referidas operações de crédito.

Uma das empresas envolvidas na solicitação é a Novonor (antiga Odebrecht), que confessou, em acordo de leniência nos Estados Unidos, o pagamento de propinas no valor estimado de U$ 788 milhões a políticos e servidores em 12 países, inclusive Brasil e Angola.

Apesar da promessa de Lula, os membros do governo petista reconhecem o grande potencial de embates e desgaste que a retomada acarretaria e trataram a situação com maior cautela.

“Eles precisam explicar ao País o que está afetando a vida das empresas, para que o debate seja aberto, feito à luz do dia, com tranquilidade”, afirmou o ministro da economia, Fernando Haddad (PT). “O ambiente no Brasil sobre isso é delicado. O ambiente no Congresso é muito desfavorável a esse tipo de ação", continuou.

Segundo o ministro, o ideal seria que os empresários publicassem uma "carta aberta" à sociedade, o Executivo e ao Congresso brasileiro esclarecendo as razões do retorno das linhas de crédito, comprometendo-se com a transparência e legalidade das operações, para evitar novos escândalos de suborno e pagamento de propina.

Ainda, Haddad afirmou que não chegou a discutir os valores dos financiamentos com os empresários, mas eles manifestaram o desejo de obter uma linha de crédito de ao menos U$ 100 milhões (cerca de R$ 500.000,00).

Fonte: Brasil Sem Medo

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E