Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Lula terá primeira reunião com Zelensky nesta quarta-feira (20)

A reunião bilateral será a primeira entre os dois líderes desde que Lula assumiu o mandato. Iniciativa do encontro que ocorrerá nos Estados Unidos partiu do lado ucraniano.

Redação PIXTV (Digital)

20 de setembro de 2023

atualizado às 10:43

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o líder da Ucrânia, Volodimir Zelensky, nesta quarta-feira (20), em Nova York, nos Estados Unidos. A reunião, que será a primeira bilateral entre os dois líderes, foi confirmada pelo Palácio do Planalto, e deve ocorrer na parte da tarde, a partir das 17h do horário de Brasília.

CNN apurou com as autoridades do país europeu que o pedido foi feito formalmente pela Embaixada da Ucrânia em Brasília há duas semanas. O Itamaraty confirmou a informação.

O Brasil é um dos países, como a Índia e a China, que vem proclamando publicamente uma postura de neutralidade na guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Por isso, havia uma expectativa do encontro entre Lula e Zelensky desde maio deste ano, quando ambos participaram da Cúpula do G7, no Japão, o que acabou não acontecendo.

Na última terça-feira (19), Lula afirmou não ter expectativas no compromisso: “Às 16h (horário local), vou receber o Zelensky para conversar sobre os problemas que ele quer conversar comigo”.

“Eu não tenho expectativa. A expectativa é de uma conversa de dois presidentes de países. Cada um com seus problemas, cada um com as suas visões”, prosseguiu.

Segundo a CNN, Zelensky pretende apresentar a Lula os detalhes da guerra no momento e também mais dados sobre seu plano de paz – que inclui pontos como a criação de um tribunal especial para julgar crimes por parte do lado russo, a retirada imediata de tropas do Kremlin de território ucraniano e o pagamento de indenização pela Rússia pela destruição no país vizinho.

Os russos já indicaram que não aceitam esses termos e apostam num longo conflito, na esperança de negociar a paz no futuro controlando parte do território da Ucrânia.

Lula viajou para Nova York, onde discursou na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na terça-feira (19). Além de Zelensky, o presidente brasileiro também se reunirá com presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em evento que já estava previsto há algumas semanas.

Com informações da CNN e Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E