Morreu, na última terça-feira (8), Émerson Domingues Aguilar, conhecido como 'Maninho', aos 33 anos. Natural de Alegrete, na Região Central do Rio Grande do Sul, ele era uma figura marcante no meio tradicionalista, reconhecido por suas conquistas como ginete em diversas campereadas. Desde 2019, enfrentava uma dura batalha contra um câncer de estômago.
Desde que descobriu a doença, passou por oito sessões de quimioterapia e uma cirurgia que retirou cerca de 80% do estômago. Após um período de remissão, o quadro se agravou no início de 2024.
Em janeiro do ano passado, após sentir fortes dores abdominais, procurou atendimento em sua cidade natal, mas o diagnóstico só veio após buscar ajuda em Uruguaiana. Lá, foi constatada uma obstrução intestinal, que resultou em uma nova cirurgia, com a remoção de parte do intestino e o uso de bolsa de colostomia.
A luta de Maninho mobilizou familiares, amigos e toda a comunidade tradicionalista, que se uniram em campanhas de arrecadação pelas redes sociais. Segundo o site Alegrete Tudo, o grupo tradicionalista Os Tauras também prestou uma homenagem ao ginete, que foi sepultado nesta quarta-feira (10)."
Fonte: Alegrete Tudo