Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Mais de 4 milhões de tijolos já foram produzidos com cinzas de casca de arroz no Sul de SC

Em projeto pioneiro da Fumacense Alimentos e Bebidas, por meio da queima da casca de arroz, a cinza vira matéria-prima para cerâmicas.
Em três anos, cinzas da casca de arroz já se tornaram mais de 4 milhões de tijolos. | Fotos: Divulgação

Redação PIXTV (Site)

30 de dezembro de 2024

atualizado às 13:39

Reaproveitar a casca do arroz e gerar resultados positivos para a região Sul de Santa Catarina segue sendo um dos principais objetivos do projeto da Fumacense Alimentos e Bebidas que, desde 2021, cria tijolos sustentáveis. A ação, que visa o reaproveitamento máximo de resíduos do processo produtivo da indústria – com a reutilização da cinza originada da queima da casca de arroz usada para geração de energia –, a indústria contribuiu na produção de mais de 4 milhões de tijolos, em parceria com a Cerâmica Guarezi, da cidade de Treze de Maio.

Leia também: Estatais têm rombo de R$ 6 bilhões até novembro

Nos últimos três anos, 1,9 mil toneladas de cinzas foram geradas e enviadas para a fabricação dos tijolos. Ao substituir parcialmente a composição dos produtos, as cinzas aceleram a secagem da massa, agilizando o processo produtivo e aumentando o volume de fabricação. No início dos estudos, com a aplicação do resíduo juntamente com a argila, verificou-se que 15% de cinza na mistura, os tijolos ficaram mais leves, sem perder sua resistência.

Resíduo que seria descartado está sendo utilizado na produção da cerâmica em projeto.

“Além de contribuirmos significativamente para a preservação do meio ambiente, também ajudamos uma empresa a obter sua matéria-prima de maneira sustentável. Anteriormente, enfrentávamos o desafio de lidar com o destino de um rejeito. No entanto, ao desenvolvermos e implementarmos o projeto, conseguimos destinar a cinza para a cerâmica, ajudando em seu processo de fabricação. Essa iniciativa não só resolve um problema ambiental, mas também fortalece nossa responsabilidade socioambiental”, enfatiza o gerente industrial da Fumacense Alimentos e Bebidas, Lucas Tezza.

Além do projeto de tijolos sustentáveis, parte das cinzas também já são reutilizadas por indústrias siderúrgicas de diferentes Estados do Brasil.

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2025-01-02 at 10.45
Câmara de Garopaba (SC) elege integrantes da Mesa Diretora para biênio 2025-2026
mercado-supermercado-hipermercado-602x40
Mulher furta mais de R$ 1 mil em produtos de atacadista de Imbituba (SC)
SIRIÚ - VISTA DE CIMA
A maior de Garopaba: Conheça a praia do Siriú 
6
Barra de Ibiraquera, um lugar mágico
modelo siteYT
Michell Peninha toma posse e garante mudança administrativa em Imbituba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E