Mais de 520 mil alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina retornam às salas de aula nesta segunda-feira (4), marcando o início do segundo semestre letivo. As atividades acontecem em 1.038 escolas distribuídas por todo o estado e seguem até o dia 15 de dezembro, totalizando 204 dias letivos no ano, iniciado em 10 de fevereiro.
Durante o recesso escolar, mais de 35 mil professores participaram da Semana Pedagógica promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SED). A formação teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer práticas pedagógicas para consolidar o processo de aprendizagem nas escolas estaduais.
“O governador Jorginho Mello nos deu a missão de qualificar a aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais. Estamos trabalhando para fortalecer o ensino de Santa Catarina e recuperar a infraestrutura das escolas em todas as regiões, garantindo mais conforto, segurança e melhores condições de aprendizagem para os nossos estudantes”, destacou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Além da formação, o recesso foi aproveitado para a realização de serviços de manutenção em diversas unidades escolares. No período, uma obra de reforma e ampliação foi concluída, duas novas quadras poliesportivas foram entregues e outras 12 reformas foram autorizadas. Atualmente, 154 obras estão em andamento em escolas estaduais por todo o estado.
Entre as prioridades da pasta está a modernização das instalações elétricas. De acordo com a SED, 127 escolas estão com obras em execução, 204 estão em fase de licitação e outras 125 estão na etapa final de elaboração dos projetos.
Avaliação da aprendizagem
Em agosto, os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio participarão da segunda etapa do simulado de avaliação da aprendizagem do programa Qualifica SC. A primeira fase foi aplicada em julho e contou com a participação de mais de 128 mil alunos.
O Qualifica SC é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina que visa qualificar o processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado.
Fonte: Secom SC