O imbitubense Luan Medeiros, garantiu sua vaga na Maratona de Boston, um dos eventos mais prestigiados do mundo do atletismo, que ocorrerá no dia 21 de abril de 2025. Em entrevista à Rádio 89, durante o programa Central dos Esportes, o maratonista compartilhou sua jornada e desafios enfrentados até conseguir a classificação para a mais antiga maratona do mundo, que já está em sua 128° edição.
Leia também: Outubro Rosa: Mercadão de Coqueiros, em Floripa, arrecada leite para famílias de pacientes
A maratona de Boston faz parte das Six Major, um circuito que reúne as seis maiores maratonas do mundo. Diferente das outras, para correr em Boston os atletas não participam de sorteios, mas conquistam a classificação cumprindo metas. Segundo Luan, para os atletas amadores, Boston é vista como a “Olimpíada” do atletismo, dado o rigor na classificação e a alta concorrência.
Jornada do Atleta
A história de Luan com a corrida começou em 2014, quando ele buscava uma atividade física acessível e desafiadora. “Naquela época, corrida não era tão popular. Eu corria com um tênis básico e cronômetro no celular. Conforme fui evoluindo, troquei o equipamento e participei de provas maiores, sempre desafiando meus limites”, contou.
Com apenas 29 anos, Luan entrou na categoria dos atletas de 18 a 34 anos, precisando completar os 42km da maratona em menos de três horas. Em 2023, ele correu a maratona em 2h57min, mas, devido à grande quantidade de inscritos, o tempo de corte foi ajustado para 2h54min, deixando o imbitubense fora por apenas três minutos.
Determinado, ele adotou uma nova metodologia com seu treinador, também imbitubense, Matheus Serafim, para garantir uma margem maior na tentativa seguinte.
Em 2024, ele concluiu a maratona em 2h50min, um tempo com folga de nove minutos em relação ao tempo de corte, que voltou a ser de três horas. “Este ano foi a edição mais concorrida da história, com mais de 36 mil inscritos para 30 mil vagas. Felizmente, o corte final foi de 02:53:09, e eu consegui a classificação”, comemorou o atleta.
Agora, prestes a se tornar um corredor internacional, Luan carrega consigo a experiência de participar das principais maratonas do Sul do Brasil, como Porto Alegre, Curitiba e Floripa. “Boston será o maior desafio da minha vida e a realização de um sonho”, finalizou o maratonista, que segue em preparação para o grande evento.
Fonte: RSC Portal - Entrevista Central dos Esportes