Os Distribuidores Virtuais de Programação de Vídeo Multicanal (VMVPDs), como são chamadas tecnicamente as plataformas Over The Top (OTT), estão ganhando o mercado de distribuição de conteúdo no Brasil. O tema foi ampliado em um dos painéis do Nextv Séries Brasil 2024, que está sendo realizado nesta terça-feira (03), em São Paulo.
Leia também: Band, SBT e Record TV no streaming
Rodrigo Mattos, CEO da TMW Telecom, foi um dos painelistas. Ele revelou que a plataforma híbrida, que conta com centenas de canais lineares e conteúdo sob demanda, auxilia na fidelização dos clientes do provedor. “Percebemos que os assinantes que possuem a nossa Banda Larga são fieis a nossa plataforma, diferente dos assinantes externos, que acabam migrando de uma plataforma para outra mais fácil”, comenta o fundador da TMWPIX.
Já André Luis Santini, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Watch, abordou a temática da empresa que foca na distribuição da plataforma diretamente para os provedores. “Entregamos uma solução completa para o provedor que tem várias opções na nossa prateleira para escolher. Os ISPs que entregam OTT junto acabam fidelizando o cliente”.
Aline Cavalcantti, representante da Zapping TV, trouxe os diferenciais da plataforma que substituiu a Guigo TV, que tem buscado reduzir a latência, evitando o delay (atraso), comum nas plataforma de streaming. “Nosso foco é aperfeiçoar a experiência do assinante. Estamos sempre aprimorando os recursos, como a “modalidade turbo”, permitindo uma melhor experiência da imagem e esforços para reduzir a latência evitando os atrasos, um dos nossos diferenciais”.
Rodrigo Mattos finalizou reconhecendo a importância das ações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contra a pirataria na TV por assinatura. Iniciativa que, segundo ele, tem surtido efeito, reduzindo o fluxo de serviços ilegais no provedor e até convertendo clientes que antes usavam apenas a Banda Larga e tem optado pelo serviço legalizado do provedor.
O Nextv Séries Brasil é um evento realizado pela Dataxis que, neste ano, promove outros dois eventos simultâneos: CTV AD Days e Retail Media Days. Os três eventos debatem os formatos atuais de distribuição de conteúdos, fazem prospecções do futuro a curto prazo e abordam as formas de rentabilização nas plataformas OTT, TVs Conectadas e demais formatos digitais.
Acompanhe as atualizações sobre o Nextv no site, em nossas redes sociais e na edição do PIX News desta terça.