P U B L I C I D A D E

Milei toma posse como novo presidente da Argentina

O líder libertário tomou posse neste domingo (10). No primeiro discurso, ele criticou as escolhas políticas e econômicas dos últimos anos, mas garantiu: "Há uma luz no fim do túnel".

Redação PIXTV (Digital)

11 de dezembro de 2023

atualizado às 09:24

Eleito em novembro após derrotar o peronista Sergio Massa nas urnas, o novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse neste domingo (10).

A cerimônia no Congresso Nacional começou por volta das 11h15, sem a presença de Milei, e foi conduzida pela presidente do Senado, Cristina Kirchner. O novo mandatário foi declarado presidente do país às 11h20 da manhã.

Por volta das 11h45, Milei chegou ao local após ter desfilado em carro por diversas ruas da capital argentina, sendo saudado por eleitores e acompanhado de sua irmã, Karina Milei.

Já no Congresso, ele foi saudado sob gritos de “Liberdade”, antes de fazer o juramento de seguir a Constituição e receber o bastão e a faixa presidencial do ex-presidente Alberto Fernández. Em seguida, Milei posou para fotos e acenou para apoiadores, mas não discursou.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado para a cerimônia, mas acabou enviando o chanceler Mauro Vieira para representá-lo.

Outros presidentes participaram da cerimônia na Casa Rosada. Entre eles estão os presidentes do Paraguai, Uruguai e Equador.

Da Europa, marcaram presença o primeiro-ministro da Hungria e o presidente da Armênia. O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky também esteve na posse, além do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Primeiro discurso

“Hoje começa uma nova era na Argentina. Uma era de paz e prosperidade. Uma era de crescimento e desenvolvimento. Uma era de liberdade e progresso”, disse Milei durante seu primeiro discurso como presidente.

O líder libertário também criticou as escolhas políticas e econômicas das últimas décadas e afirmou que "não há dinheiro" nas reservas da Argentina, mas garantiu: "Há uma luz no fim do túnel". Para isso, frisou que precisará adotar um "choque" de gestão.

"Por isso, a conclusão é que não há alternativa ao ajuste e ao choque. Naturalmente, isso impactará de modo negativo sobre o nível de atividade, emprego, salário real e quantidade de pobres", acrescentou.

Com informações da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (3)
SC: homem é preso e menor apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas em Garopaba
modelo siteYT
SC: procurados da Justiça por homicídio e estupro de vulnerável são capturados em Garopaba
modelo siteYT (1)
Garopaba (SC): pé de maconha chama atenção da PM e leva à apreensão de outras drogas em casa
modelo siteYT (1)
Clínica de reabilitação acusada de série de crimes: Polícia Civil de Imbituba (SC) indicia nove
banner-seguro-contra-roubo-e-furto-r3izj
Crime no Sul catarinense: idosa de 65 anos tem carro furtado em bairro de São Ludgero
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E