O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, se reuniu no último sábado (21) em Blumenau, no Vale do Itajaí, com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, prefeitos e coordenadores das defesas civis de 53 cidades do Estado. Essas cidades compõem a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI). Também participaram da reunião líderes da sociedade civil, moradores das regiões atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas, que provocaram enchentes em diversas localidades.
De acordo com publicação do ministro na rede social X, a viagem serviu para alinhar as ações do governo federal.
“Vamos fazer uma força-tarefa para agilizar a reconstrução das cidades e garantir os recursos federais para o Estado. Foi um dia para ouvirmos todas as demandas e articular essa ajuda com os ministérios e o Congresso Nacional”, disse Padilha.
A região do Vale do Itajaí foi uma das mais atingidas pela enchente. O governador do Estado, Jorginho Mello, disse que a situação ainda é delicada. Apesar das chuvas volumosas terem dado uma trégua, parte de cidades continua debaixo d’água.
O governador agradeceu a presença do ministro e disse que todos estão trabalhando juntos para ajudar as vítimas das enchentes.
“Queremos deixar tudo claro para que os gestores possam desenvolver os planos de ação de forma correta e receber os recursos rapidamente. Somos um povo que não se entrega e tenho certeza que, em breve, vamos ter nossas cidades restabelecidas”, afirmou o governador.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, reforçou a necessidade de uma resposta mais efetiva dos governos. “Estamos buscando soluções para minimizar a burocracia e agilizar os recursos. E, também abordando assuntos, como obras que possam evitar novas cheias. São necessárias obras estruturantes, e estamos trabalhando para isso".
O ministro das Relações Institucionais foi o terceiro a visitar Santa Catarina em meio à situação de emergência em decorrência das chuvas.
De acordo com relatório da Defesa Civil do Estado, 152 municípios decretaram situação de emergência. Outros quatro decretaram calamidade pública: Rio do Sul, Taió, Rio do Oeste e Laurentino, todos no Vale do Itajaí, região onde o encontro com Padilha aconteceu.
Ainda conforme o órgão, ao menos seis mortes por consequência das chuvas já foram confirmadas no Estado.
Com informações da Agência Brasil e Secom