Uma tromba d'água surpreendeu moradores de Florianópolis nesta sexta-feira (25). O fenômeno aconteceu no mar da praia do Santinho, no Norte da ilha, entre as 9h e 11h30, segundo a Defesa Civil estadual.
De acordo com órgão, este tipo de fenômeno, embora sejam semelhantes a tornados, geralmente não são tão intensos e têm uma vida útil curta. O sistema se forma em corpos d’água, como oceanos ou lagos, e apresentam risco principalmente para as pessoas que estão no mar e pequenas embarcações. Além disso, ele costuma se dissipar em contato com a costa.
"Um dos primeiros sinais de sua formação é a nuvem funil, que quando se aproxima da superfície da água, dá origem a uma coluna giratória de ar, como visto nos vídeos compartilhados hoje. Para isso, é necessário que a atmosfera apresente cisalhamento dos ventos, isso é, uma mudança na direção dos ventos com a altitude, possibilitando a rotação. A presença de um vórtice ciclônico em altitude foi um dos fatores que favoreceu a formação deste sistema", explica em nota a Defesa Civil.
"Ressaltamos que eventos como esse são fenômenos naturais e fazem parte da dinâmica complexa da atmosfera sobre áreas costeiras", conclui.