P U B L I C I D A D E

Morre Salomão Ribas Júnior, ex-presidente do Tribunal de Contas de SC

Ribas, que exerceu funções em órgãos importantes do Estado, faleceu em Florianópolis, aos 79 anos.
Salomão Ribas Júnior em entrevista à TVAL sobre a Academia Catarinense de Letras. | Foto: Agência AL

Redação PIXTV (Site)

16 de setembro de 2024

atualizado às 13:34

O ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Salomão Ribas Júnior, morreu neste domingo (15) em Florianópolis, aos 79 anos. A causa da morte não foi divulgada. O Tribunal de Contas, o Ministério Público (MPSC) e a Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) emitiram mensagens de pesar aos familiares e amigos do profissional.

"O TCE/SC e o Estado de Santa Catarina perdem uma referência. Salomão Ribas Junior foi um intelectual brilhante e uma personalidade que trazia, na extrema competência e na cordialidade, duas de suas principais marcas”, expressou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal.   

Nascido na cidade de Caçador, no meio-Oeste do Estado, no dia 24 de abril de 1945, Salomão Ribas Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1972. Depois, fez Doutorado em Direito na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Ele tomou posse como conselheiro do TCE/SC em 1990 e permaneceu na instituição até 2014. Também foi deputado estadual em duas ocasiões (1983-1987 e 1987-1991). Além disso, exerceu outras importantes funções: foi secretário de Estado da Educação, secretário para Assuntos da Casa Civil, Consultor Geral do Estado e vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc).

É autor de diversas obras, sobretudo voltadas aos temas de educação, contas públicas, ética e corrupção no âmbito governamental. Foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa e do Instituto de Direito Administrativo do Estado de Santa Catarina (Idasc). Também foi eleito para integrar a Academia Catarinense de Letras, tendo sido presidente da entidade de 2014 a 2018, e de 2022 a 2023.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (2)
Mulher procurada por crime de perseguição no Espírito Santo é presa em Imbituba (SC); VÍDEO
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
modelo siteYT
Polícia Civil investiga golpe milionário contra empresa catarinense Growth Supplements
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (12)
Labirintite: O que é, como identificar e formas de tratamento - Pix Saúde
03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E