O ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Salomão Ribas Júnior, morreu neste domingo (15) em Florianópolis, aos 79 anos. A causa da morte não foi divulgada. O Tribunal de Contas, o Ministério Público (MPSC) e a Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) emitiram mensagens de pesar aos familiares e amigos do profissional.
"O TCE/SC e o Estado de Santa Catarina perdem uma referência. Salomão Ribas Junior foi um intelectual brilhante e uma personalidade que trazia, na extrema competência e na cordialidade, duas de suas principais marcas”, expressou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal.
Nascido na cidade de Caçador, no meio-Oeste do Estado, no dia 24 de abril de 1945, Salomão Ribas Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1972. Depois, fez Doutorado em Direito na Universidade de Salamanca, na Espanha.
Ele tomou posse como conselheiro do TCE/SC em 1990 e permaneceu na instituição até 2014. Também foi deputado estadual em duas ocasiões (1983-1987 e 1987-1991). Além disso, exerceu outras importantes funções: foi secretário de Estado da Educação, secretário para Assuntos da Casa Civil, Consultor Geral do Estado e vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc).
É autor de diversas obras, sobretudo voltadas aos temas de educação, contas públicas, ética e corrupção no âmbito governamental. Foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa e do Instituto de Direito Administrativo do Estado de Santa Catarina (Idasc). Também foi eleito para integrar a Academia Catarinense de Letras, tendo sido presidente da entidade de 2014 a 2018, e de 2022 a 2023.